noticias-corporativas

Premiação britânica reconhece vinícola chilena e californiana com “Green Award”

Londres 16/1/2023 – “A viticultura sustentável é uma abordagem que visa criar um ecossistema de produção saudável e próspero” – Rick Tickner, The Wine Institute

Prêmio foi concedido na semana passada em Londres às empresas “mais ecológicas” no comércio de bebidas, em uma cerimônia que cobriu uma série de categorias sustentáveis, desde a gestão da água e do solo, até embalagens ecológicas e mentalidade comunitária.

A indústria do vinho sustentável é uma parte importante do mercado global de vinhos e provavelmente continuará a crescer nos próximos anos, à medida que os consumidores se tornarem mais conscientes dos impactos ambientais e sociais de suas decisões de compra, segundo o Wine Institute, https://wineinstitute.org/ associação comercial de vinhos da California. Por sua vez, muitas vinícolas estão adotando práticas sustentáveis em seus vinhedos e operações de vinificação, a fim de reduzir emissões de carbono e apoiar a saúde de suas terras a longo prazo, de acordo com a www.wineintelligence.com que cita uma série de iniciativas e organizações dedicadas a promover a produção de vinho sustentável e apoiar seus produtores.

Uma delas é o The Drink Business Green Awards, promovido anualmente pelo site britânico www.thedrinkbussines.com  em uma cerimônia em Londres para distinguir as vinícolas que se sobressaem e mais atendem à pauta sustentável. Na décima terceira edição, realizada no início da semana passada na capital britânica, a vinícola chilena Concha Y Toro conquistou o prêmio Amorim Biodiversidade, que reconhece a importância e o impacto do cuidado constante da biodiversidade e do meio ambiente. A Concha y Toro, segundo a The Drink Business, vem mantendo em constante atividade sua estratégia de sustentabilidade pautada no alcance de práticas regenerativas com objetivo de devolver à terra e à comunidade mais do que elas lhe concedem. A vinícola concorreu com outras 6 candidatas, como Symington Family Estates, Terrazas de los Andes, Château La Lagune, Château Galoupet e Bodegas Argento.

Na pauta Biodiversidade, destacaram-se as iniciativas da vinícola chilena em práticas regenerativas de solo, flora e fauna, que incorporam a proteção e reprodução da mata nativa, além da participação ativa da companhia chilena no E-Bio Atlas –  uma parceria entre a NatureMetrics e a IUCN para criar um atlas global da vida nas bacias hidrográficas e zonas úmidas do mundo usando tecnologia de ponta. 

Com mais de 135 anos de história, a Viña Concha y Toro atualmente está em mais de 130 países. Sediada em Santiago do Chile, possui 12.313 hectares de vinhedos plantados nos melhores vales vitivinícolas do Chile, Argentina e Estados Unidos. Em 2021, tornou-se uma Certified B Corporation, selo concedido para as empresas comprovadamente comprometidas com a agenda ESG. No Brasil, a VCT, filial e distribuidora do Grupo Concha y Toro, representa no país todos os produtos das vinícolas Concha y Toro, Trivento e Bonterra.

Já a Bonterra Organic States, na California foi reconhecida como Empresa Verde do Ano, o que reflete suas conquistas na agenda ambiental, entre as quais destaca-se a Certificação Orgânica Regenerativa (ROC™)  obtida para todos os seus vinhedos e vinícolas no Condado de Mendocino, Califórnia, em dezembro de 2021. Esta certificação é concedida às indústrias de alimentos e bebidas, e garante aos compradores o compromisso de fazendas e produtos certificados em linha com os padrões ambientais de baixo ou zero impacto. A Bonterra competiu com as companhias Ridgeview Wine Estate, EWGA Wines, Avignonesi, Gonzalez Byass e Hammer & Son.

Dados da Consultoria Ideal https://idealbi.com.br  indicam que há uma demanda crescente por vinhos produzidos de forma sustentável por parte dos consumidores e da indústria de restaurantes e hospitalidade.  Em resposta a essa demanda, muitas regiões produtoras de vinho estabeleceram programas de certificação para verificar se os vinhos são produzidos com práticas sustentáveis. Esses programas geralmente incluem diretrizes rígidas para o gerenciamento de vinhedos, uso de energia e água e redução de resíduos. Isso pode incluir técnicas como o uso de métodos naturais de controle de pragas, conservação dos recursos hídricos e minimização do uso de produtos químicos sintéticos.

“A viticultura sustentável é uma abordagem que visa criar um ecossistema vitícola saudável e próspero. Trata-se de compreender como os vários elementos de uma vinha interagem entre si e como gerir essas interações de forma a beneficiar o ambiente, a videira e o vinho”, diz Rick Tickner, Chairman do Wine Institute, associação comercial de vinícolas da Califórnia.

A gerente de sustentabilidade da Sonoma County Winegrowers, Carissa Chappell, por sua vez, pontua que viticultura sustentável é encontrar um equilíbrio entre viabilidade econômica, responsabilidade social e saúde ambiental. “É criar uma vinícola lucrativa e competitiva, mas também sensível às necessidades da terra e das pessoas que trabalham nela”.

Website: http://www.cyt.com

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo