Notícias

Projeto Histórias que contam Histórias II finalizou 5 turmas no primeiro trimestre de 2021

São Paulo 12/5/2021 –

Nesta primeira etapa do projeto Histórias que contam Histórias II foram 199 pessoas inscritas no curso de Narração de Histórias e foram finalizadas cinco turmas, em parceria com o Instituto do Coração (Incor), Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC); além da Associação de Assistência a Mulher ao Adolescente e a Criança Esperança (AMMAE) e Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) M’ Boi Mirim.

Ainda no primeiro semestre será concluído mais um curso com o Instituto Tomie Ohtake. Outras seis turmas estão previstas para acontecer ao longo de 2021, em parceria com espaços culturais e instituições de saúde.

Durante o curso são apresentados fundamentos, técnicas e benefícios de se trabalhar a narrativa oral em diferentes ambientes, assim como a relevância da narração de histórias para o autoconhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades.

O conteúdo programático aborda os vários tipos de histórias – como lendas, mitos, fábulas, história de origem, contos de fadas, entre outros -, a relação com a música, abordagens possíveis para se contar uma história, técnicas como interpretação, oralidade e improvisação, e o papel do contador de história ao longo da história universal.
“O curso foi uma experiência extremamente enriquecedora, favorecendo construção de redes, fortalecimento de vínculos, espaço para desenvolvimento, afeto e reflexão. Agradeço imensamente, foi muito especial.”, relatou uma participante da turma em parceria com InCor.

O projeto é realizado no âmbito do Programa de Ação Cultural (ProAc-SP) da Secretaria da Cultura do Governo de São Paulo, com patrocínio das empresas Aché Laboratórios Farmacêuticos, Bexp, Brabus, Sunnen e Track & Field.

A Arte Despertar é uma organização social que desenvolve projetos e ações na área da saúde para conectar pacientes, acompanhantes e profissionais de um jeito profundo e significativo.

Usando a arte e a cultura para proporcionar experiências que impulsionem descobertas, reflexões e mudanças de atitudes. A arte funciona como um instrumento de comunicação e expressão. E a cultura entra como elemento essencial no resgate de identidade e de histórias de vida. Tudo isso tendo a educação como base.

As ações acontecem por meio de projetos sociais e prestação de serviços em instituições de saúde, e espaços educativos e culturais da cidade de São Paulo. Há 23 anos, quase 700 mil pessoas foram impactadas.

Website: http://www.artedespertar.org.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo