Obras de Aleijadinho e Luís de Camões vão a leilão
São Paulo 8/9/2021 –
Produções de mestres da pintura brasileira também estarão disponíveis para lance
De 8 e 9 de setembro, a Dutra Leilões realiza o leilão de importantes obras de arte. Entre elas está a escultura “Nossa Senhora das Dores”, feita por Antônio Francisco Lisboa, popularmente conhecido como Aleijadinho. A estátua foi produzida no século XVIII, em Minas Gerais, e possui 73cm de altura. O lote é o 175 do evento. De acordo com Luiz Fernando Dutra, leiloeiro oficial do evento, para este lote acompanham o resplendor com arcos estrelados e punhal com crisólitas no punho, todos de prata.
Junto também vai a leilão o lote 150, que é uma imagem de madeira esculpida intitulada “Cristo Crucificado”, que também é outra composição de Aleijadinho. O trabalho também foi elaborado no século XVIII e possui 1,03m de altura total. Também produzida em Minas Gerais, a criação representa Cristo na cruz com um lenço de pano cobrindo a nudez.
Dutra destaca o lote 2, dois livros que reúnem quatro tomos intitulados de “Lusíadas de Luís de Camões”, editado em Madrid, na Espanha, no ano de 1639. Na obra, ambas folhas de rosto apresentam documento autógrafo.
Dutra ressalta o lote 300, um relevo feito por Frans Krajcberg intitulado de “Sobra Projetada”. A criação de 1,78m de altura e 56cm de largura foi produzida no século passado em compensado naval. Junto também vai a leilão uma coleção de desenhos de importantes mestres da pintura brasileira. Entre as ilustrações está também uma imagem pintada por Krajcberg que representa Leningrado, na antiga União Soviética. As medidas da obra são 30cm de altura por 40cm de altura, ela é o lote 37.
Também há a guache pintada por Antônio Bandeira em 1946. O lote 103 é a imagem de uma paisagem com figuras em um lago que mede 29,5cm de altura por 42,5 cm de largura. Anita Malfatti, também possui uma pintura que irá a leilão, o lote é o 33. Nela uma paisagem rural com um casal de lavradores é apresentada sobre o papel com um traço aguado de canetas nanquim. Possui 22,5 cm de altura e 25 de largura.
Uma obra de Alberto da Veiga Guignard chamada de “Ouro Preto” também estará para lance dos interessados, o lote é o 84. Ela é uma pintura aguada feita com canetas nanquim que possui 26,5cm de altura por 37,5cm de largura e representa uma cidade vista da base de um morro. Guinard também terá no leilão o lote 85, que é sua outra pintura com nanquim chamada de “Galeão”.
Emiliano Di Cavalcanti terá sua obra, “Nu Feminino”, feita com lápis sobre o papel, apregoada sob o lote 58 disponível para lances. O desenho tem 45,5cm de altura e 36cm de largura. Há também a pintura de pastel seco sobre o papel de 1,80m de altura por 1,50 de largura, elaborado por Hildebrando de Castro, é o lote 240.
A obra de Almeida Junior chamada de “A Modelo” é o lote 52 e possui 22,5cm de altura por 35cm de largura. Nela uma mulher nua posa para a pintura que foi feita de forma aguada por caneta nanquim. Outra obra com certa semelhança com a anterior é o quadro de Vicente do Rego Monteiro, esse é o lote 40 do leilão e foi um estudo para o famoso quadro do artista, “Leda”. Possui 36,5cm de altura e 52cm de largura.
Acessar site com todas as obras citadas na matéria:
http://dutraleiloes.com.br/principal.htm