Seis alimentos aliados no tratamento e na prevenção das varizes
Rio de Janeiro, RJ 5/1/2022 – As varizes são apenas um dos sintomas de um problema mais complexo: a insuficiência venosa crônica (IVC), uma das doenças mais prevalentes no mundo
Um recente estudo, publicado no Journal of the American College of Nutrition, aponta alguns alimentos que exercem um papel importante no tratamento das veias varicosas
Falta menos de um mês para a chegada do verão e a preocupação com o corpo só aumenta. O sol e o calor trazem com eles velhos conhecidos das mulheres: inchaço, sensação de peso nas pernas, formigamento e dor. Incômodos típicos de quem sofre com varizes, um problema que vai muito além da estética.
Segundo o ex-presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Bruno de Lima Naves, as varizes são apenas um dos sintomas de um problema mais complexo: a insuficiência venosa crônica (IVC), uma das doenças mais prevalentes no mundo. Entre os principais fatores de risco para a IVC estão obesidade, histórico familiar, posturas inadequadas no trabalho e aumento da idade. O número de gestações também pode influir na circulação nas pernas.
Com a pandemia e o adiamento de tratamentos tidos como não urgentes, muitas mulheres acabaram postergando a ida ao médico. O aumento do sedentarismo, resultante da soma das contínuas restrições para sair de casa, e do trabalho em home office contribuem para o agravamento da doença.
“Temos que pensar que a panturrilha é o coração da nossa perna, ela exerce a função de bombear o sangue para a coxa. A dor nas pernas nem sempre vem por doença, mas por postura, como ficar longos períodos em pé ou sentado. Se a pessoa sofreu algum episódio de trombose, tiver varizes ou musculatura fraca da panturrilha, a circulação sanguínea pode ficar prejudicada”, explica o médico.
Atualmente existem várias opções para tratar o problema, seja por cirurgia, técnicas endovasculares, como o laser, ou mesmo tratamentos químicos, como aplicações de espuma (escleroterapia). Mas a boa notícia da vez é que a dieta também contribui — e muito — para o controle das varizes.
Um recente estudo, publicado no Journal of the American College of Nutrition, aponta alguns alimentos que exercem um papel importante no tratamento das veias varicosas:
- Mirtilo
As amoras silvestres, também conhecidas como mirtilo, possuem propriedades altamente antioxidantes que ajudam a melhorar a saúde arterial, combatem as inflamações e fortalecem as veias. De acordo com os pesquisadores, também ajudam a melhorar o sistema vascular e a integridade das veias. Já os flavonóides, presentes na fruta, são anti-inflamatórios, protetores contra coágulos sanguíneos, antioxidantes e protetores dos vasos sanguíneos. Além disso, reduz o aspecto esponjoso dos capilares e o risco de formar uma nova veia varicosa.
- Uvas
A fruta possui fitonutrientes antioxidantes, como antocianinas, que fortalecem os capilares e também reduzem o inchaço das veias varicosas.
- Semente de chia ou linhaça
A linhaça é conhecida por seu alto teor de fibras, que ajuda na função digestiva, na saúde do coração e aumenta a pressão nas pernas e abdômen. Quanto menos fibras em nossa dieta, maior a possibilidade de constipação (prisão de ventre). E é justamente o esforço excessivo para evacuar que pode criar pressão nas veias da parte inferior do reto, levando à formação de veias varicosas. Além disso, a semente de linhaça é rica em ácidos graxos e ômega 3.
- Alho
Allium Sativa é relatado pelos pesquisadores como uma das dez ervas mais usadas para doenças como distúrbios cardiovasculares e redução no peso corporal. Além disso, um composto bioativo encontrado no alho chamado alliin (ou allicin) ajuda a prevenir a trombose.
- Gengibre
De acordo com o estudo, o consumo de Zingiber officinale exerce uma ação anti-inflamatória que ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a dissolver a fibrina, proteína ligada ao engrossamento das veias, que normalmente encontra dificuldade se ser absorvida por pessoas com veias varicosas.
- Castanha da Índia
Segundo o estudo, a Castanha da Índia é rica em escina, um princípio ativo de origem vegetal que provou ser anti-inflamatório e que pode diminuir a permeabilidade vascular.
Campanha “Ame suas pernas”
Além da boa alimentação, o presidente da SBACV ressalta que as recomendações para a boa saúde das pernas são a prática regular de uma atividade física que mantenha a panturrilha tonificada, manter o peso ideal e evitar ficar longos períodos parado na mesma posição. Cuidar bem das pernas também é não abusar do salto alto e usar meias de compressão quando for preciso. Além disso, procurar um médico em caso de qualquer incômodo prolongado e não se acostumar a isso.
“Queremos fazer um alerta a todas as pessoas. No entanto, a mulher tem mais tendência a ter varizes, esse é o primeiro alerta. Se tem parente próximo com varizes, é bom ficar atento e procurar um médico angiologista”, orienta Bruno de Lima Naves.
Para conscientizar a população sobre a prevenção e importância de acompanhamento médico, a Servier, em parceria com a SBACV, criou o projeto “Ame Suas Pernas” (Instagram – @amesuaspernas), que traz dicas de cuidados simples para saúde das pernas de forma didática e acessível.
Website: http://conectasaude.com.br