noticias-corporativas

A importância do fisioterapeuta em pacientes que se recuperam da Covid-19

11/2/2022 –

A Covid-19 é uma condição complexa, que pode evoluir para quadros graves e letais. Dos sintomas presentes em pacientes contaminados pelo vírus, os mais frequentes incluem dor no tórax, fadiga e falta de ar. Nestes casos, o acompanhamento por um profissional de fisioterapia se torna indispensável para a reabilitação do paciente.

Valquíria Curci, fisioterapeuta da clínica Higidus, em Brasília (DF), explica que a função do profissional de fisioterapia é contribuir para a recuperação do paciente. “O fisioterapeuta iniciará a reabilitação para restabelecer plenamente a capacidade cardiorrespiratória, reabilitação motora e funcional. Em casos onde há intubação do paciente, é necessário fazer uma análise para avaliar se houve comprometimento na articulação temporomandibular e fazer a reabilitação mastigatória e de deglutição”.
As sequelas causadas pelo vírus da Covid-19 são as mais diversas, podendo deixar o paciente com comprometimento no sistema respiratório, fadiga crônica, perda de equilíbrio, fraqueza muscular e diminuição do condicionamento físico, além de potencializar doenças pré-existentes como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas.

Nestes casos a fisioterapia irá auxiliar, por meio de técnicas, utilizando exercícios e fazendo o acompanhamento para verificar a evolução do paciente. O acompanhamento com um médico especializado também pode fazer total diferença na recuperação de pessoas que tiveram Covid-19.
Valquíria recomenda aos pacientes que foram acometidos pelo vírus, que busquem auxílio profissional para melhor recuperação. “Estes pacientes necessitam de acompanhamento médico mais prolongado, do que um simples check-up anual. Por isso, busque orientação do seu médico, para que junto com o fisioterapeuta, sejam avaliadas as condições pré-existentes, para que o tratamento preventivo se torne mais eficiente”, declara.

O acompanhamento de um fisioterapeuta também pode ser feito como forma de prevenção de agravamentos, tendo em vista que o profissional poderá trabalhar de forma a impedir que os danos da Covid-19 sejam ainda maiores caso a pessoa seja infectada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo