noticias-corporativas

Reedição de novela chama a atenção para a cultura pantaneira

30/8/2022 – Há cavalgadas, trilhas pelas matas, visitas às fazendas com atividades como lida de gado, de horta e pescaria, tudo como é feito pelos moradores do Pantanal

Turismo no Mato Grosso do Sul já corresponde a 4% do Produto Interno Bruto do Estado; sócia da “Pantanal Experiência” explica como as empresas usam a visibilidade da novela “Pantanal” para atuar

O remake da telenovela “Pantanal” estreou no dia 28 de março, na TV Globo, pouco mais de trinta anos após sua edição original, na TV Manchete, em 1990. A produção, que trouxe ao horário nobre lendas, músicas e pratos locais, ao lado de paisagens cinematográficas com araras, tuiuiús, jacarés, sucuris e onças-pintadas, despertou o interesse popular para a cultura pantaneira.

O Pantanal é considerado a maior planície alagada contínua do mundo, com mais de 138 mil quilômetros quadrados de extensão apenas no território brasileiro, de acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). No Brasil, o bioma está situado entre o sul do estado do Mato Grosso, onde detém 35% do território, e o noroeste de Mato Grosso do Sul, onde ocupa 65% da área total.

Em um evento promovido pelo Sebrae-MS, em maio deste ano, foi constatado que Mato Grosso do Sul alcançou, no setor do turismo, a representação de 4% do PIB no Estado, alcançando mais de R$ 4 bilhões de movimentação. 

Miranda, município do estado, está localizado no coração do Pantanal e por sua localização geográfica privilegiada, se tornou caminho para chegar aos destinos turísticos do Pantanal, Serra da Bodoquena e Bonito. A cidade de Miranda fica localizada 200 km de Campo Grande, 120 km de Bonito e 215 km de Corumbá, cidades que possuem aeroportos e são consideradas portões de entrada para o turismo Pantaneiro.

Carmen Omizolo, que faz parte da Pantanal Experiência, afirma que a reedição de “Pantanal” também ajudou a trazer mais visibilidade para o turismo de Miranda (MS). “Nesta nova edição, a telenovela contribuiu para reavivar nossa região e aguçar o desejo das pessoas de conhecer este bioma, que é um berçário natural de várias espécies da fauna e flora brasileira”.

Na análise de Omizolo, a produção televisiva fomenta a cultura e a gastronomia pantaneira e retrata, de forma fiel, os usos e costumes do homem pantaneiro. “Tivemos um aumento importante na procura turística da região. Calculamos um aumento percentual de 60%, principalmente no mês de julho, por ocasião das férias escolares”.

Empresas pantaneiras aproveitam visibilidade da telenovela

A empresária explica que, atentas à influência da reedição de Pantanal, as empresas que atuam no bioma buscaram apresentar aos visitantes uma experiência “imersiva”, simulando as vivências pantaneiras para os interessados.

“As empresas de turismo criaram experiências onde os visitantes podem vivenciar o nosso cotidiano. Há cavalgadas, trilhas pelas matas, visitas às fazendas com atividades como lida de gado, horta e pescaria, tudo como é feito pelos moradores do Pantanal”, detalha. 

Neste panorama, Omizolo cita que a Pantanal Experiência desenvolveu uma vivência inédita e exclusiva que consiste em cavalgar junto a uma comitiva pantaneira. “Criamos uma experiência em que os visitantes podem passar três dias e duas noites vivendo como se fossem peões: sair cavalgando, levar a boiada para outro ponto da fazenda e acampar no ‘pouso’.

Na atividade, prossegue, os turistas têm a opção de dormir em redes, fazer comida de comitiva e churrasco em fogo de chão. Além disso, a experiência inclui noite com roda de viola e tocar berrante, entre outras, para experimentar uma vivência real de como seria o dia a dia de uma comitiva.

Vivências aproximam turistas da vida pantaneira

De acordo com Omizolo, mais do que vender um serviço, as empresas que atuam com turismo no Pantanal devem traduzir as tradições e cultura da região para a vivência do visitante. Neste ponto, ela destaca o papel da gastronomia, que deve ser apresentada com os pratos típicos e sabores regionais, incluindo sua preparação, entre outros detalhes.

“Para uma experiência imersiva, durante as trilhas, cavalgadas e passeios, os guias devem mostrar aos visitantes cada detalhe da flora e fauna, contar histórias, causos, lendas e apresentar todo o conhecimento da região”, pontua.

Além disso, acrescenta a integrante da Pantanal Experiência, é importante que os guias usem as roupas tradicionais de lida, para mostrar as funcionalidades dos itens que carregam em uma comitiva pantaneira. 

“Para o turista que acompanha o Pantanal pelas telas e tem o sonho de conhecer o bioma, estar em contato com a natureza, em fazendas legítimas e tradicionais, com decoração local, horta e sabores regionais, pode fazer toda a diferença para um real mergulho na vida pantaneira”, conclui Omizolo.

Para mais informações, basta acessar: https://www.pantanalexperiencia.com.br/

Website: https://www.pantanalexperiencia.com.br/

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo