Estudo aponta que 48% dos brasileiros buscam renda extra
22/7/2022 –
Em meio a cenário incerto na economia, muitos brasileiros empreendem para complementar a renda. Além do aumento no número de novos pequenos negócios, o formato digital também vem se tornando alternativa
Uma pesquisa realizada no mês passado pelo Instituto Real Time Big Data, que entrevistou mil brasileiros, mostrou que 48% dos entrevistados buscam renda extra para lidar com as despesas mensais. O mesmo estudo indica que 45% responderam que tiveram queda em seus ganhos. Além disso, 24% afirmaram ter diminuído gastos para lidar com a crise.
Alguns fatores podem explicar este cenário. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam alta de 11,89% da inflação nos últimos 12 meses, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O resultado mais direto é aumento nos valores de itens básicos de alimentação, saúde e cuidados pessoais e transporte.
Neste cenário, nem sempre o corte de gastos pode ser o bastante para manter as finanças em dia, e brasileiros buscam opções para obter lucros extras. Por exemplo, o Sebrae registrou o número de 4 milhões de pequenos negócios abertos ano passado no país. A busca por oportunidades em plataformas digitais e redes sociais também vem crescendo.
Levantamento recente realizado por parceria entre a Nielsen/Hootsuite e We Are Social informa que o país tem cerca de 500 mil influenciadores digitais com mais de 10 mil seguidores. Só no Instagram, 10,5 milhões de pessoas têm mais de mil seguidores. Os números são superlativos e podem significar renda, de acordo com especialistas no tema.
Para Denis Macedo, responsável pelo treinamento “Vida de Instagram”, os números refletem o cenário atual. “Há tempos, em meio às questões econômicas do país, além de fatores externos, muitas famílias se desdobram para complementar sua renda. O fato de o brasileiro estar muito conectado à internet e às redes sociais ajuda a explicar essa tendência de encontrar no digital algumas alternativas”, comenta.
Audiência de milhões
O site DataReportal calculou que, apenas em janeiro, a rede de vídeos curtos TikTok teve cerca de 74,1 milhões de usuários ativos. Já, segundo a We Are Social, o Instagram conta com mais de 122 milhões e o Facebook com cerca de 116 milhões de usuários. Entre as formas de lucrar nas redes, a Meta, proprietária das últimas citadas, anunciou mudanças que aumentam o alcance do seu programa Facebook Stars, que remunera produtores.
Idealizador do método Treinador de Líderes, Denis Macedo pondera que é preciso analisar o melhor cenário para cada tipo de objetivo, mas que há, sim, possibilidade de obter renda extra através da internet. “Há muitas opções com o mercado digital. Redes sociais, lojas virtuais, comissionamento através de serviços digitais, linhas editoriais regionais, entre outras”.
Observando o aumento da procura por alternativas de renda extra nos últimos anos, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) elaborou, no início do ano passado, um guia com ideias para obter renda extra on-line. Entre as opções estão: trabalhar com redação, criar um canal no YouTube, vendas e mídias sociais.
Para mais informações, basta acessar: https://www.instagram.com/treinadordelideres/