A amamentação e seus benefícios
A gravidez é um dos momentos mais importantes para uma mulher. É durante a amamentação que a ligação entre mãe e filho acontece de forma mágica. Pensando nisso, a Enfermeira responsável da Maternidade Bem Nascer de Macapá, Adrienne Puca, destaca alguns benefícios da amamentação.
“Muitas puérperas acham que o leite materno não sustenta o bebê, ou aquela história que não produz o suficiente. Até pode acontecer, e desta forma temos a opção de leite materno que são doados por outras mamães. Porém, deve ser feito de forma correta em uma unidade hospitalar. Aqui no Amapá temos o Banco de Leite da Maternidade Mãe Luzia que é referência no atendimento. Na unidade você pode se cadastrar para receber ou mesmo para doar, caso a mamãe produza em abundância”, disse Puca.
A enfermeira destaca ainda que na Maternidade Bem Nascer existe um ponto de coleta. “No mês de janeiro deste ano tivemos 517 atendimentos realizados nas enfermarias, onde no momento repassamos todas as informações necessárias para as puérperas. Momento de tirar dúvidas e questionamentos quanto ao leite materno”. Pontuou.
O leite materno deve ser introduzido exclusivamente até os seis meses de vida, ele possui todos os elementos que o bebê necessita, onde não há necessidade da introdução de água ou chás. Além disso, o líquido materno é um reforço natural para a imunidade do bebê.
Dados
No mês de fevereiro deste ano o posto de coleta da Maternidade Bem Nascer recebeu 08 doadoras, onde foram coletados 4.032 leite materno, desses 2.680 foram distribuídos e 1.342 foram transferidos.
As três fases do leite materno são: Colostro, onde o bebê nasce e os primeiros contatos entre mãe e filho fazem com que o colostro surja. É o primeiro leite produzido nas primeiras horas ou dias. Ele possui uma coloração transparente ou amarelado. Esse leite é muito importante para a imunidade do recém-nascido e ricos em proteínas. O segundo é o leite de transição, que é onde o líquido começa a ganhar um aspecto mais denso e proporciona mais gorduras para o bebê. E por fim o leite maduro, que tem o potencial excelente para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança, possuindo todos os nutrientes e compostos necessários para a evolução do bebê.
Dicas
Mesmo antes do bebê nascer é necessário que a grávida faça exercícios nos mamilos para que seja estimulado para o ato da amamentação. Após o parto, a estimulação já deva ser feita com a própria criança para que ela aprenda o movimento de sucção.
Para as puérperas a orientação é a introdução de bastantes líquidos como água, sucos naturais e sopas. E claro, nesses primeiros momentos vale lembrar que a nova mamãe estará fragilizada psicologicamente onde necessitará de mais apoio para manter a paciência e motivação.