A Comissão de Resíduos da Maternidade Bem Nascer de Macapá realizou uma Blitz educativa nos setores da unidade, o assunto abordado foi o Descarte Correto de Resíduos Hospitalares
O descarte de lixo hospitalar é uma medida que deve ser realizada com a máxima de atenção, de modo a garantir a segurança de seus colaboradores, usuários e também a preservação é claro do meio ambiente, uma vez que despejado de forma incorreta pode trazer danos irreparáveis.
Durante a blitz , além das informações a Comissão responsável elaborou uma dinâmica de perguntas e respostas para os profissionais.
Perguntas como quais são os 5 tipos de resíduos hospitalares, onde e como cada um deles deve ser descartado.
Importante que todos que atuam na maternidade saibam diferenciar os 05 tipos de resíduos hospitalares. Por exemplo no
Grupo A – potencialmente infectantes, são os resíduos que contam com a presença de agentes biológicos que podem representar risco de infecção como por exemplo resíduos com agentes biológicos contaminados, como algodão, gaze ou luva contaminada, peças anatômicas como tecidos, membros e órgãos do ser humano.
Já no Grupo B- Químicos, temos aqueles que possui substâncias químicas como por exemplo: medicamentos , Imunossupressores,
reagentes para laboratório, isolados ou em conjunto.
No Grupo C, temos o Rejeitos radioativos que são materiais resultantes de atividades humanas que contenham radioatividade em quantidade superior aos limites permitidos e que não possam ser reutilizados.
E no Grupo D , temos resíduos comuns, ou seja , todo o lixo hospitalar que não encontra-se contaminado ou que tenha capacidade de gerar acidentes como : luvas, gazes,
materiais que possam ser reciclados. E finalizando o
Grupo E , que são os perfurocortantes como : lâminas, bisturis e ampolas de vidro.
Segundo o coordenador da comissão Klyssman, este tipo de ação é de fundamental importância para todos que atuam na maternidade. “Sempre estamos buscando aperfeiçoar e capacitar os profissionais, está blitz educativa é importante para saúde de todos e claro, para o nosso meio ambiente. Temos que estar sempre trabalhando e forma segura e eficaz”, disse.