A importância do teste do pezinho
Você já deve ter ouvido falar sobre o teste do coraçãozinho, mas você sabe a importância deste exame? Ao nascer o bebê precisa fazer vários testes e o do coraçãozinho é um deles. Esse exame é essencial para detectar doenças que podem afetar diretamente o desenvolvimento do bebê. Ele é disponibilizado via Sistema Nacional de Saúde-Sus.
Na Maternidade Bem Nascer de Macapá, o teste é disponibilizado exclusivamente para os bebês que nascem na unidade, uma vez que se faz necessário realizar o exame nas primeiras 24horas ou 48horas. o RN já sai com a alta hospitalar e exame realizado.
Segundo a Enfermeira responsável pelo setor na Bem Nascer, Kariny Carneiro há uma estatística de cerca de 2 a cada 1000 nascidos vivos possam apresentar alguma cardiopatia congênita grave, que em sua grande maioria das vezes há necessidade de uma intervenção e tratamento imediato, inclusive com cirurgia.
“O exame é indolor é de extrema importância, principalmente para aquelas mulheres que não realizaram o pré-natal adequado. Aqui na maternidade temos uma equipe qualificada e humanizada que trabalha com muita dedicação e estão sempre prontos para atendê-los “, afirmou.
Como é feito o teste?
O material utilizado é o oxímetro, este aparelho emite uma fonte de luz que atravessa a pele e chega até um sensor capaz de medir os níveis de oxigênio no sangue do recém-nascido . Pede-se que o teste do coraçãozinho seja realizado primeiro a medida a saturação da mão direita do bebê e depois em algum dos pés.