Apoio e compromisso: Vereadores entregam a professores cópia da ação popular que pede a suspensão das aulas presenciais em Macapá
Os vereadores Dudu Tavares (PDT) e Claudiomar Rosa (AVANTE) estiveram na manhã desta segunda-feira, 3, no Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Amapá (Sinsepeap), para entregar a cópia e protocolo da ação popular ajuizada na Justiça Estadual, que pede a suspensão das aulas presenciais na rede municipal. Na ocasião, os parlamentares reforçaram total apoio à classe dos servidores da educação.
Os parlamentares defendem que enquanto não houver imunização de todos os servidores da educação, o momento não é propício para a volta das aulas. Se houver falha no controle das medidas de proteção, uma única pessoa infectada no ambiente escolar, aumenta a possibilidade de contaminação, podendo ocasionar um surto na escola.
No documento, os vereadores expõem que a retomada das aulas presenciais, vai de encontro as medidas preventivas, e pode implicar em risco à saúde de familiares e toda comunidade escolar sem a vacinação dos servidores. Recentemente foi preciso decretar medidas mais severas (lockdown) para frear o avanço da covid-19 entre as pessoas.
Além disso, conforme relatório epidemiológico divulgado em 26 de abril, Macapá está na faixa laranja de classificação de risco. Isso significa nível de risco moderado e indica que o distanciamento social deve ser ampliado com medidas restritivas mais severas, que incluem a suspensão de aulas presenciais.
“A preocupação com o retorno presencial das aulas é baseada em fatos. Sem imunização é impossível prever uma constância na média de transmissão, muito menos, garantir que não haja um agravamento do quadro epidemiológico de Macapá e a iminência de uma terceira onda em Macapá. Essa luta não é política, trata-se sim, de sensatez e responsabilidade pela vida das pessoas”, declarou Dudu Tavares.
Assessoria de Comunicação