Após 3 anos suspenso, serviço de vistoria do Detran está de volta
Desde o início de 2020, por conta da pandemia da Covid-19, que as atividades relacionadas à vistoria de veículos estavam suspensas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP). O serviço é necessário para a verificar se o veículo está em condições regulares para circulação nas vias públicas.
Para realizar o procedimento, o usuário precisa ter todos os débitos como: Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores – IPVA, Taxa de Licenciamento, Seguro Obrigatório, serviços do Detran e multas devidamente quitados.
Em entrevista ao Site Elas Informam, o Diretor Presidente do órgão Capitão Rorinaldo Gonçalves, disse que a vistoria é um serviço essencial e obrigatório. “Com a diminuição do contágio do Corona Vírus no Amapá, o Governo do Estado resolveu trazer de volta as vistorias, já que é um procedimento essencial para quem irá realizar a compra ou venda de um veículo, ou verificar as condições de uso. O procedimento irá atualizar dados e confirmar se o veículo está em condições favoráveis para circulação.” Finalizou alertando os compradores em relação à atividade que acaba garantindo a legalidade do veículo automotor.
Como agendar
O agendamento é realizado através da internet, basta acessar link https://www.ap.getran.com.br/site/apps/veiculo/vistoria/filtroAgendaVistoria-htm.jsp. Lá o usuário do serviço terá acesso a uma tabela de preços, basta clicar na aba “Serviços”, em seguida na aba “Taxas”.
Ao acessar o link Agendamento de Vistoria, o usuário deverá preencher os dados da placa e do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), e, se necessário, emitir as taxas de pagamento. Em seguida, deverá marcar a data e o horário da vistoria, que será realizada mediante a apresentação do comprovante de agendamento.
O procedimento irá atualizar dados e confirmar se o veículo está em condições favoráveis para circulação. Durante a análise, realizadas por profissionais capacitados pelo Detran, são verificados o Certificado de Registro e Licenciamento (CLRV), os débitos em aberto, o funcionamento e o estado de conservação do veículo.
Tudo é levado em consideração no ato da vistoria, elementos como chassi, odômetro, placas, motor, sinais identificadores, pneus, luzes de posição, cinto de segurança, retrovisores, buzina, velocímetro, triângulo e chave de roda são alguns dos itens checados durante o procedimento em carros.