BARBIE: a inovação por meio da marca
Um produto inovador chega ao mercado, e até parece que tudo conspira de forma favorável. Ruth Handler, já era dona da fábrica de brinquedos Mattel, quando viajou para a Europa no ano de 1958. Na passagem pela Alemanha, ela adquiriu uma boneca Lili para sua filha, que a amou, pois tinha um design diferenciado das bonecas à venda nos EUA. Assim, Ruth percebeu que lançar uma boneca dentro daquela concepção voltada ao público americano poderia ser um excelente negócio. Dona Ruth poderia não saber, mas fez uso da inovação incremental, ou seja, fez modificações e atualizações em um produto já existente no mercado, ou seja, não criou a roda, mas soube muito bem como inovar.
A boneca Barbie foi lançada em 1959, em uma feira de negócios em Nova York, nos Estados Unidos, e logo virou uma campeã de vendas. A Mattel entendeu o tempo de mudança da posição feminina, passando de somente dona de casa, para uma profissional e consumidora. Logo, a Barbie tinha casa, carro, escritório, e diversas roupas e sapatos. A construção do valor dessa marca, passou pela compreensão da sociedade, de suas mudanças e de aproveitar estas oportunidades para construir um produto mais inovador a cada tempo. A Barbie através do lúdico, ajudava as meninas a imaginarem seu futuro, e estabelecer metas futuras.
O filme “Barbie” ativou algo no coração de mães e filhas, chegando a ser recorde de público. Marcas que perduram por décadas e anos, estão atreladas a produtos e serviços que não deixam de inovar, seja através do produto ou serviço principal, ou das inovações vinculadas. Marcas inovadoras procuram sempre compreender seu consumidor, e conectar-se com eles através dos seus produtos e serviços, por meio dos tempos, avaliando diversos aspectos.
A marca Barbie tornou-se muito maior que o produto inicial comercializado, uma simples boneca, e passou a assinalar uma série de acessórios ligados a ela. Hoje, a marca Barbie pode agregar valor a qualquer produto ou serviço, desde um lápis até um carro. As marcas inovadoras são assim, elas crescem e rompem fronteiras. Por este motivo, a marca Barbie é registrada como marca de alto renome perante o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). As marcas de alto renome são aquelas facilmente identificadas pelo público e que possuem prestígio e autoridade, além de serem famosas, independentemente da classe social que atingem. Uma marca reconhecida como de alto renome é protegida contra qualquer tipo de cópia em todos os ramos de atividade, conforme art. 125 da Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279 / 96). Resumindo, não há possibilidade de registrar marca similar ou idêntica para nenhum outro tipo de produto ou serviço. O titular da marca de alto renome adquire total proteção de sua marca.
A trajetória da marca Barbie é um exemplo da importância do registro das marcas utilizadas em qualquer empreendimento, ou diversificação de produtos. Uma marca que foi criada para assinalar uma boneca, acabou por ter um valor mundial grandioso, e impactar a comercialização de qualquer produto ou serviço. A Mattel é um dos maiores fabricantes de brinquedos no mundo, faturando em torno de 5 bilhões de dólares/ano. Mas com certeza, grande parte de sua renda vem dos licenciamentos da marca Barbie para comercializar outros produtos e serviços, incluindo o filme Barbie.
No mundo do plástico da Barbie tudo é possível. Mas, no mundo real, a Barbie advogada está ativada para ajudar empreendedores a proteger suas marcas. Apostando que, no futuro, serão detentores de marcas multimilionárias, como aconteceu com o império Mattel, herança da verdadeira Barbie.
Daniela Fortunato