Carretas levam para municípios atendimento e conscientização sobre o câncer
Dando seguimento à campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e ovário – considerados de maior incidência no Amapá -, o Governo do Estado, o Sesc e o Instituto de Prevenção Hospital de Amor levaram duas carretas equipadas para realização dos exames Preventivo de Câncer de Colo do Útero (PCCU) e mamografia para os municípios de Santana e Laranjal do Jari.
Em Santana, a carreta do Sesc está estacionada na área de entorno da Escola Municipal Gentila Nobre, na Rua Everaldo Vasconcelos, bairro Fonte Nova. Os atendimentos no laboratório itinerante vão acontecer até 12 de dezembro, de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 12h e de 13h30 às 17h30.
São ofertados, diariamente, 24 exames de PCCU (destinado a mulheres de 25 a 64 anos) e 12 de mamografia (para mulheres de 50 a 69 anos). Pacientes que não estejam nas faixas etárias indicadas, e que necessitem dos exames, devem apresentar encaminhamento médico.
Em Laranjal do Jari, a carreta do Hospital de Amor está ao lado da prefeitura, na Av. Tancredo Neves, bairro Agreste. Os atendimentos acontecem até 22 de novembro, de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h. A expectativa é de que até 1,8 mil mulheres sejam beneficiadas com os serviços.
Para os exames neste laboratório itinerante, a faixa etária indicada para PCCU permanece a mesma (de 25 a 64 anos), mas, para a mamografia, as pacientes deverão ter entre 40 e 69 anos.
Em todos os casos, é necessário que a paciente tenha em mãos documento de identificação com foto, cartão do SUS e comprovante de residência, atualizado.
Antes de Laranjal do Jari, entre os dias 7 e 10 de outubro, a carreta passou pelo município de Vitória do Jari, que foi o primeiro, fora a capital, Macapá, a receber a unidade móvel do instituto. Na região, foram realizados 269 exames de PCCU e mais de 200 mamografias.
Instituto de Prevenção Hospital de Amor
Em Macapá, a população conta com a unidade fixa do Instituto de Prevenção Hospital de Amor. Inaugurado em maio deste ano, o espaço funciona através de um convênio firmado com o Governo do Amapá, para custear a manutenção e funcionamento do instituto.
Para agendar o exame, basta ir até a unidade, localizada na Rodovia Norte/Sul, no bairro Infraero, de segunda a sexta-feira, no horário de 7h às 17h. É preciso atentar para a faixa etária necessária para fazer os exames, e ter em mãos os documentos exigidos.