CEA Equatorial apoia Campanha da Abradee: Agosto Vermelho
Objetivo é aumentar a conscientização sobre segurança com a rede elétrica e evitar acidentes.
A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), juntamente com as 39 distribuidoras de energia associadas, incluindo a CEA Equatorial, segue comprometida em continuar essa trajetória de conscientização e promove a 18ª Campanha Nacional de Segurança para a Prevenção de Acidentes com a Rede Elétrica. Com o slogan “Luz, prevenção, ação! Juntos pela nossa segurança com a rede elétrica”, a campanha Agosto Vermelho reforça a importância da prevenção e do comportamento seguro em relação à eletricidade, buscando reduzir ainda mais o número de acidentes e, sobretudo, preservar vidas.
Em 2023, o país registrou uma redução de quase 8% no número de acidentes fatais com a rede elétrica, quando comparado ao ano anterior. Este progresso também se deve ao intenso trabalho realizado pela Abradee e suas associadas, por meio das campanhas regionais e da Campanha Nacional de Segurança.
No Agosto Vermelho, a CEA Equatorial se junta à Abradee para alertar à população sobre os perigos associados ao uso incorreto da energia elétrica e reduzir os alarmantes índices de acidentes, muitos dos quais são fatais. A conscientização é a palavra-chave desta campanha, que busca educar a população sobre como interações aparentemente inofensivas com a rede elétrica podem se transformar em tragédias. A ABRADEE destaca que a maioria desses acidentes pode ser evitada com medidas simples de informação, precaução e respeito às normas de segurança.
A campanha também enfatiza a importância de educar as crianças sobre os perigos da eletricidade desde cedo, integrando práticas seguras no dia a dia da família.
Principais Riscos e Medidas de Prevenção
Os riscos associados à rede elétrica são diversos, podendo acontecer acidentes dentro e fora de casa. E incluem desde choques elétricos até incêndios causados por curtos-circuitos. Entre os comportamentos de risco mais comuns a serem evitados, a Abradee destaca os seguintes casos:
- Em casa, todo o cuidado é pouco, principalmente com crianças e idosos. Por isso, mantenha a eletricidade fora do alcance deles, utilizando protetores de tomadas. Não sobrecarregue as tomadas com a ligação de diversos aparelhos e tome cuidado também com as extensões elétricas. Nunca manuseie aparelhos elétricos com o corpo molhado. E, como medida básica de prevenção, certifique-se de que a instalação elétrica esteja sempre em bom estado e mantenha materiais inflamáveis longe dela;
- Procure sempre um profissional qualificado para realizar instalações ou manutenções elétricas em sua casa ou no trabalho, e isso vale também para a instalação e manutenção de antenas de TV externas. E lembre-se de sempre manter uma distância segura dos fios elétricos ao construir ou reformar;
- Quando estiver fora de casa, atenção para essas situações: Não se aproxime de transformadores de postes ou subestações. Respeite as placas que alertam para a presença de cabos de alta tensão, mantendo sempre distância dos mesmos. Nunca jogue ou tente retirar objetos presos à rede elétrica. E ao perceber fios partidos ou caídos na rua, fique longe, alerte as pessoas ao redor quanto ao risco e avise imediatamente a CEA Equatorial;
- Não solte pipas em áreas próximas à rede elétrica. Uma pipa presa nos fios pode causar sérios acidentes. O que muitos nem sabem, é que a linha com cerol pode conduzir eletricidade quando toca na rede elétrica; além de ser perigosa por ser altamente cortante, colocando em risco a vida de pedestres, ciclistas e motociclistas. Por isso, não deve ser usada e ressaltamos que a prática de fabricação e venda do cerol configura crime, conforme lei estadual. O ideal é soltar pipas sem cerol, em ambientes amplos e ao ar livre, bem distantes da rede elétrica.
Com o Agosto Vermelho, a Abradee e a CEA Equatorial esperam não só educar as pessoas sobre como agir de forma segura com a energia elétrica, mas também promover uma mudança nos hábitos da população.
“A informação é a melhor ferramenta para a prevenção de acidentes. Apoiamos essa campanha, que é essencial para garantir que a energia elétrica, imprescindível para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade, não se transforme em uma fonte de perigo” afirmou Jordânia Sousa, Executiva Segurança do Trabalho.
Assessoria de Imprensa da CEA Equatorial