Chuva em Macapá já atinge quase um terço do previsto para janeiro, aponta meteorologia
A primeira semana de 2020 em Macapá foi marcada por dias nublados e chuvosos. Neste período choveu 80 milímetros na capital, quase um terço dos 276 milímetros previstos para janeiro.
Os dados são do Núcleo de Hidrometeorologia (NHMET), do Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), que espera muitas chuvas em todo o Amapá, principalmente nos municípios de Oiapoque e Tartarugalzinho.
O volume de chuvas se concentra nas regiões litorâneas do Amapá, atingindo até 120 milímetros. Nos municípios mais altos, até o momento, a quantidade de chuvas é cerca de 45 milímetros.
Atenção dos meteorologista recai sobre municípios próximos das cabeceiras dos rios. O período chuvoso pode provocar alagamentos e transbordamentos, como lembra o coordenador da Sala de Situação do Amapá (SSAP) do NHMET, Jefferson Vilhena.
“As chuvas em cima dos municípios podem causar alagamentos temporários devido ao quantitativo de chuva e intensidade. Estamos registrando chuvas intensas e localizadas tanto na capital quanto em alguns interiores como Calçoene”, informou Vilhena.
Por G1 AP — Macapá