Comércio de Macapá poderá movimentar R$12 milhões nessa Páscoa
Uma pesquisa foi realizada no início de Abril, onde revela a intenção de compras do Consumidor Macapaense para a Páscoa de 2019 e constatou que 72% da população pretende ir às compras.
O Sistema Fecomércio Amapá, por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio do Estado do Amapá (IPDC), foi o idealizador da pesquisa na qual os entrevistados responderam questões como valor que pretendem gastar para a data, itens de maior procura, formas de pagamento e locais para realizar as compras. Além disso, informaram também a pretensão de viagens no período festivo.
Segundo a pesquisa 72% dos consumidores amapaenses pretendem comprar algum produto na Páscoa. Em 2018, 74% dos entrevistados pretendiam ir às compras na Páscoa, no entanto, apesar da pesquisa apontar diminuição na intenção de compra, comparado ao ano anterior, o tíquete médio passou de R$58,00 para R$63,00, um dado extremamente positivo para o comércio.
Entre os que têm a intenção de comprar chocolates, os ovos industrializados devem continuar sendo as mercadorias mais procuradas pelos consumidores durante a Páscoa (41%); seguido dos ovos caseiros (29%); caixa de bombons (17%). As barras de chocolates representam, por sua vez, 7% do total da intenção de consumo dos entrevistados.
Os supermercados representam a preferência de local para ir às compras (54%), seguido de encomenda (24%) e mercantis de bairro (7%). Com relação à forma de pagamento, a maioria dos consumidores tem como objetivo pagá-las à vista, em dinheiro ou no cartão de débito. Essas foram as mais citadas (84%) pelos entrevistados, seguidas pela compra no cartão de crédito parcelado ou rotativo (15%). É importante ressaltar que os consumidores estão pouco dispostos a se endividar, procurando realizar a maioria de suas compras à vista.
Fonte: IPDC/AP