COSEMS/AP homenageia atuação das equipes de saúde de Vitória do Jari e Pedra Branca pelo desempenho no Programa Previne Brasil
As Secretarias de Saúde dos municípios de Pedra Branca do Amapari e Vitória do Jari foram reconhecidas pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (COSEMS/AP) pelo desempenho no Programa Previne Brasil, do Governo Federal, com o mérito “Atenção Primária de Qualidade no Amapá” pelas notas acima de 7 na avaliação quadrimestral. A entrega da homenagem aconteceu durante a VII Assembléia do Conselho, quando também foram debatidas outras pautas de interesse das gestões municiais e da sociedade.
O Programa Previne Brasil é um incentivo para que as gestões municipais aumentem o acesso da população aos serviços da Atenção Primária. O Ministério da Saúde (MS) realiza repasse aos municípios de acordo com o número de pessoas cadastradas nas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e de Atenção Primária (eAP), levando em consideração o desempenho das equipes no atendimento. O MS avaliou que a secretaria de Vitória do Jari, no 3º quadrimestre de 2020, mereceu a nota acima de 7, assim como Pedra Branca do Amapari, que também obteve a mesma pontuação no 1º quadrimestre de 2021.
“Estes incentivos financeiros são importantes para que cada vez mais as equipes aumentem a qualidade e acesso aos serviços prestados à população. Estes profissionais estão diariamente trabalhando para que mais pessoas sejam recebam atendimento médico de qualidade e a população tenha mais acesso ao SUS. São médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos em enfermagem e saúde bucal, todos com o mesmo objetivo, e merecem ser contemplados”, considera Marcel Menezes, presidente do COSEMS/AP.
Durante a Assembleia do Conselho, que reuniu os secretários de saúde de todos os municípios de forma presencial e virtual, foi tratado também sobre o fluxo e rotinas na maternidade Mãe Luzia e assistência farmacêutica às grávidas, por diretores e assessores desta unidade de saúde; fortalecimento da Gestão Municipal do SUS nos municípios já visitados pelos apoiadores do COSEMS em 2021; e ainda sobre vacinação, equipamentos para atendimento do projeto Telemedicina e câmeras refrigeradas para as salas de imunização e saldos remanescentes.
Assessoria de comunicação
COSEMS/AP