Cosplay e games na opinião de uma deficiente visual
Para nós que somos portadores de deficiência visual, o mundo dos games é um pouco complicado já que não existem muitos jogos dublados “localizados”, pois necessitamos entender a história, não há muita acessibilidade neste mundo, alguns exemplos são os games “Deus da Guerra”, “Grand chase”, entre outros. Mesmo para quem é fluente na língua inglesa a jogatina se torna difícil pois muitos jogos não possuem narração e infelizmente não há opções com áudio descrição.
Já no mundo dos cosplays, felizmente nada impede de nos caracterizar como nossos personagens favoritos, isso até nos auxilia, através do tato, a descobrir detalhadamente como são os trajes dos personagens de animes, mangás, cartoons, games, filmes e séries. Já fiz cosplay de duas personagens que amo, She-ra e Tsukino Usagi, conhecida no Brasil como Serena Tsukino. Ao me vestir dessas personagens consegui descobrir como são seus trages e alguns detalhes como adornos de cabeça, se utilizam joias e seus penteados. Ainda pretendo me caracterizar da personagem Saori Kido de cavaleiros do zodíaco.
Nota: Localização é como se chama a dublagem de games, pois os dubladores não possuem imagem como referência, apenas o áudio do jogo a ser localizado.
Agradeço a todos que leem a coluna, muito obrigada pelo incentivo, um forte abraço e até a próxima.