Covid-19: Prefeitura atende requerimento do vereador Dudu Tavares para priorizar lactantes na vacinação
Solicitação para imunizar mulheres que amamentam no grupo prioritário foi encaminhada pela PMM à CIB para aprovação.
A Prefeitura de Macapá reconheceu como necessário o requerimento nº 1.521/21-CMM, do vereador Dudu Tavares (PDT), que solicita a inclusão das mães lactantes sem comorbidades no grupo prioritário da vacinação contra covid-19. Agora, a solicitação foi encaminhada para aprovação da Comissão Intergestores Bipartites (CIB).
A informação foi repassada ao parlamentar, durante reunião com o prefeito Antônio Furlan, na manhã desta quarta-feira, 23.
A comissão, que é formada por gestores de saúde do Estado e dos municípios, é responsável por deliberar as ações e serviços de saúde nas duas esferas. No documento encaminhado à CIB, a prefeitura solicita que a proposta seja incluída na pauta de discussão da próxima reunião, prevista para acontecer no início do mês de julho.
Por que vacinar lactantes é prioridade?
Para reforçar a necessidade de imunizar este público, o vereador anexou ao requerimento um estudo publicado pelo The Journal of the American Medical Association (JAMA) que mostra que os anticorpos das mães vacinadas podem ser transmitidos aos bebês pelo leite materno. Assim, duas vidas são protegidas com a vacina.
“O reconhecimento da necessidade de vacinar as lactantes significa mais proteção e saúde para as mães e os bebês da nossa cidade. Contamos com a sensibilidade dos gestores que fazem parte da CIB, temos certeza de que dará certo e as lactantes serão imunizadas. Lembrando que, neste caso, uma única vacina é capaz de proteger duas pessoas – mães e bebês”, disse Dudu Tavares.