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CSA conclui operação para melhorias no abastecimento da capital

As frentes de trabalho atuaram por mais de 18 horas e cumpriram o cronograma de ações previsto. Agora, a rede passa por pressurização para normalizar o abastecimento nas próximas 72h.

Para a segunda parada programada dos sistemas de abastecimento de Macapá, as equipes da Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) iniciaram os trabalhos às 5h da manhã desta terça-feira (2/5) e seguiram em operação até às 23h do mesmo dia. As frentes atuaram por 18 horas para executar melhorias na rede de abastecimento da capital. Todas as ações foram concluídas com sucesso e a normalização do fornecimento de água ocorre até a próxima sexta-feira (5/5) em todas as unidades domiciliares já atendidas pela rede.

Entre as principais ações realizadas destacam-se a limpeza interna das tubulações que captam água no Rio Amazonas e a instalação de filtros que evitam a entrada de entulhos nos tubos. Esse trabalho foi realizado por mergulhadores profissionais que foram contratados para o serviço. Na Estação de Tratamento de Água de Macapá foram realizados serviços de desobstrução de decantadores, limpeza de poços, interligações de rede, troca de registros e a habilitação de um reservatório com capacidade de 5 milhões de litros, até então nunca utilizado.

“Todos os trabalhos desenvolvidos nesta grande parada dos sistemas foram concluídos com sucesso e apresentarão em médio e longo prazo melhorias significativas para o abastecimento da capital. Agradecemos a colaboração de todos os nossos usuários e seguimos com mais investimentos, em campo, pelo futuro todo dia”, ressaltou Iran Correia, gerente de Obras da CSA.

As paradas programadas deste porte são parte do plano de reestruturação dos serviços de água e esgoto no Amapá, assumido com o início da concessão da CSA, em julho de 2022. Já foram investidos mais de R$100 milhões em obras por todo o estado.

Retorno do abastecimento

A previsão é que a rede volte a abastecer a capital em torno de 60% nas primeiras 24h, 80% nas próximas 48h e 100% em 72h em locais mais afastados ou áreas elevadas. Para ocorrências fora desse período previsto ou outras informações, a CSA disponibiliza o telefone 0800 086 0116 com atendimento 24h.

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