Dona de casa busca ajuda financeira para tratamento contra câncer de colo no útero
Familiares e amigos da dona de casa Maria da Conceição Mendonça, de 70 anos, buscam ajuda financeira para custear o tratamento da senhora contra um severo câncer de colo no útero. Ela foi diagnosticada em julho deste ano e desde então busca realizar as sessões de quimioterapia e radioterapia, mas necessita de apoio financeiro para custear as viagens e hospedagens.
De acordo com a filha da Maria, a Suane Raiça, desde o diagnóstico a família realizou inscrição junto ao Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), porém, não recebeu nenhuma ajuda ou resposta do programa.
“Por meios próprios, conseguimos levar ela para o município de Santarém (PA) e inscrever ela no programa de tratamento do Hospital Regional do Baixo Amazonas, rede pública do Pará, lá ela recebeu diagnóstico e vai iniciar tratamento”, explicou Raiça.
Até o momento, todos os exames, medicações, passagens e hospedagens fora do estado, foram pagos pela família com dinheiro reserva. Mas o tratamento com quimioterapia e radioterapia ainda vai começar e a família já não tem mais recursos financeiros.
“Estamos sem condições financeiras e neste momento iniciamos uma campanha para arrecadar fundos para ajudar com essas despesas, especialmente viagens, hospedagem, alimentação e medicação”, destacou a filha.
Ela conta ainda que o translado da mãe para Belém é realizado de barco e sempre com uma ou duas acompanhantes quando está mais debilitada. A família não tem uma meta de valor, mas detalha que, com o início das sessões, a duração mínima do tratamento é de 3 a 4 meses em Santarém (PA).
A dona Maria inicia o tratamento com radioterapia e quimioterapia em janeiro, e ao final, fará sessões de braquiterapia.
Para ajudar a chave pix é o número de telefone criado especialmente para doações, (96) 98427-7253 – nome de Suane Raiça Mendonça.
Cássia Lima
Fotos: Arquivo pessoal