Em nota, Cea informa sobre aumento da tarifa de energia elétrica
A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) informa que cumprirá as novas definições da Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG), do Ministério das Minas e Energia (MME), no enfrentamento à crise hídrica nacional que afeta diretamente a distribuição de energia em todo país.
Entre as novas medidas está a Bandeira Tarifária Escassez Hídrica que prevê a cobrança de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos, substituindo a bandeira vermelha patamar 2. O custo adicional referente à esta bandeira visa cobrir os custos com a importação de energia e geração térmica. Ela ficará em vigor até abril de 2022.
Também entra em vigência o Programa Voluntário de Redução de Consumo, que concederá descontos ao consumidor que economizar energia no período de setembro a dezembro. A média de consumo precisa ser 10% menor que o mesmo período de 2020. Será concedido um bônus de R$ 50 para cada 100 kWh.
O Programa Voluntário de Redução do Consumo valerá até dezembro. O desconto será acumulado neste período, caso as metas sejam atingidas. O bônus será limitado à redução de 20% e será aplicado na fatura de janeiro de 2022. O consumidor receberá as informações na fatura.
A CEA informa também que está reforçando o cadastro de consumidores no programa Tarifa Social de Energia Elétrica. Os consumidores que já são cadastrados não serão enquadrados na Bandeira Tarifária Escassez Hídrica, mas podem contribuir com o consumo consciente de energia.
Neste período de verão amazônico no contexto da crise hídrica nacional, é necessário maior cautela no uso de centrais de ar e aparelhos de ar condicionados considerados vilões no consumo de energia, além do ferro de passar e chuveiros elétricos.
Os consumidores que tiverem dúvidas em relação a estas medidas podem procurar os canais de atendimento presencial da companhia ou entrar em contato com o Call Center, através do número 116.