Entretenimento

Espetáculo teatral “A lenda das três palmeiras” representa o Amapá no Sesc Amazônia das Artes 2023

A apresentação conta a história da origem de Macapá, e a importância dos povos indígenas nesta formação.

A 15ª edição da Mostra Sesc Amazônia das Artes contará com a presença do grupo teatral GTI-AP, e o espetáculo “A lenda das três palmeiras”. A primeira temporada de apresentações acontece de 9 a 15 de maio nos estados do Acre, Rondônia, Tocantins e Maranhão. O espetáculo surgiu após pesquisa baseadas nas literaturas “Uasei, o livro do açaí”, da editora IEPÉ e do livro “Macapá – a capital do meio do mundo” da Cortez Editora, e conta a origem da capital do Amapá.
Apresentado pela primeira vez em 2019, no Teatro das Bacabeiras, a peça circulou por escolas públicas e privadas de Macapá. De acordo com diretor geral do espetáculo, Bruno Quirino, o texto busca contar história dos povos indígenas que formaram o povo amapaense, a partir da contação da lenda de três palmeiras, a bacaba, o açaí e o buriti; e ainda apresentar os principais pontos turísticos da cidade de Macapá.


“Queremos que a Amazônia Legal conheça um pouco dessa história, e se sintam pertencentes desse movimento tão importante que é o dos povos originários, e a suas mitologias e a importância que eles têm na formação do povo brasileiro”, destacou Bruno.


O grupo é formado por artistas amapaenses, com o elenco dos atores Adriana Raquel, Anderson Pantoja e Márcia Fonseca, e os músicos Ícaro Bandeira e Tom Quadros. A produção artística é de Paulo Rocha, e visual é de Paulinho Pessoa. Para a atriz, e roteirista Márcia Fonseca, a mostra proporciona novas oportunidades de crescimento profissional e a interação com outros grupos de artistas. Ela destaca ainda que além do teatro, o espetáculo conta com músicas e danças locais.


“A apresentação é leve e divertida. E além do texto que conta a nossa história, nós também vamos cantar e dançar a nossa cultura local. Esperamos com essa oportunidade levar o nome de Macapá e do nosso estado cada vez mais longe”, enfatiza Márcia.


A circulação que passará por 8 estados da Amazônia Legal e mais um estado convidado, reúne 18 apresentações artísticas de dança, circo, teatro, audiovisual, música e artes visuais. De acordo com Genário Dunas, Educador Cultural Sesc Amapá, o objetivo é divulgar os trabalhos locais e garantir o crescimento artístico dos participantes.


“A gente tem aqui a oportunidade de mostrar a produção amazonida para a Amazônia. Ao longo desses anos muitos artistas ao passar por essa vitrine aconteceram em outros projetos de renome nacional. E a mostra dá essa condição de que é possível e viável. Por isso o Sesc Amazônia das Artes tem sido um marco na história na cultura”, ressaltou Genário.


Nesta edição, além do espetáculo teatral “A lenda das três palmeiras”, o Amapá estará presente com a exposição de artes Waçá-Wara, de Davi Castro Gabriel, do Instituto IEPE.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo