Governo do Amapá concretiza Programa de Intercâmbio da Ueap com apoio para alunos estudarem em Portugal
Os estudantes de Engenharia Florestal Alison Magalhães e Fabrício Lobato passarão cerca de quatro meses na Universidade do Algarve.
O Governo do Estado concretiza o Programa de Intercâmbio da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) com apoio para ida dos primeiros alunos da instituição para uma temporada de estudos fora do Brasil. Alison Magalhães e Fabrício Lobato, do curso de Engenharia Florestal, seguem nesta segunda-feira, 21, para Portugal, onde permanecerão de quatro a seis meses na Universidade do Algarve, por meio de uma cooperação entre as duas instituições.
Na Europa, os jovens vão desenvolver pesquisas na área de monitoramento de focos de incêndio florestais, sob a orientação de um professor da instituição portuguesa. Como suporte, a Ueap disponibiliza apoio financeiro para os alunos utilizarem com deslocamento, estadia, alimentação, seguro saúde e taxa de visto. Até dezembro, a previsão é que a Ueap envie mais 26 alunos para Portugal, cumprindo estágio ou intercâmbio em universidades renomadas.
“Vai ser uma experiência nova e boa, importante ter esse choque com uma cultura diferente da nossa”, disse Alison Magalhães, que é natural de Porto Grande.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UEAP, Gabriel Araújo, destacou que a Ueap é a primeira instituição de nível superior do estado a oferecer a oportunidade utilizando recursos próprios. Ele acrescentou que o intercâmbio permite ao aluno a oportunidade de fazer uma imersão em uma nova cultura.
“É uma experiência algo que agrega muito para o currículo, tanto profissional quanto acadêmico do aluno”, disse Araújo.
A coordenadora do programa de internacionalização da Ueap, Daniele Hoshine, explica que o projeto reforça a presença da universidade amapaense no contexto global.
“A ideia, também, é que os alunos possam repassar suas experiências para os outros acadêmicos que ficaram aqui, quando voltarem da viagem”, destaca Daniele.
Atenção ao ensino superior
A concretização do Programa de Intercâmbio é mais um investimento do Governo do Amapá para fortalecer o ensino superior. Em 2023, o Estado já inaugurou a estrutura oficial do Campus Território dos Lagos, com cursos voltados para as potencialidades do interior amapaense, além disso, houve a realização do concurso público para contratação de mais de 100 novos servidores da instituição.
Luan Rodrigues