Guarda Civil Municipal e Conselho Tutelar apreendem 120 carretéis de linha chilena com cerol e pipas
Em mais uma operação realizada na zona norte de Macapá, visando combater aglomeração de menores com pipas e linhas enceradas, a Guarda Civil Municipal e o Conselho Tutelar apreenderam na última sexta-feira, 19, cerca de 120 carretéis com linhas enceradas, pipas e uma certa quantidade de linha chilena, cuja utilização também é proibida por Decreto Municipal. Adolescentes e alguns adultos estavam contrariando as determinações de isolamento social de prevenção ao novo Coronavírus.
As operações foram realizadas nos bairros Perpétuo Socorro, Jesus de Nazaré, Jardim Felicidade I e II, Ipê, Novo Horizonte e na APA do Curiaú. Segundo o subcomandante da Guarda Civil, inspetor Delcival Camarão, as ações têm como finalidade cumprir o decreto que mantém o isolamento social, bem como a determinação que proíbe a utilização de linha encerada em locais públicos. “Nossa intenção não é acabar com a diversão de ninguém, e sim preservar vidas. Várias pessoas já foram acidentadas com as linhas enceradas, principalmente motoqueiros, ciclistas e até mesmo pedestres. Isso não pode acontecer”, observou.
O subcomandante também ressaltou que o trabalho inicial era mais preventivo. Mas, como não está havendo conscientização, as ações estão mais severas. “Não tivemos outra alternativa. Estamos agindo com mais rigor, até para evitar que mais vidas venham a ser ceifadas por uma brincadeira considerada perigosa. Outra preocupação é com a chegada do verão e as férias de julho, que, mesmo no meio de uma pandemia, as pessoas não estão respeitando. Por isso, quando há o flagrante, estamos encaminhando os maiores para o Ciosp e os menores para o Conselho Tutelar, e fazendo os pais assinarem um Termo de Responsabilidade”, finalizou Camarão.
Secretaria de Comunicação de Macapá
Kelly Pantoja
Assessora de comunicação