I Fórum da Juventude em Combate ao Suicídio acontece nesta quarta-feira, 28
Evento vai reunir instituições públicas, estudantes, acadêmicos e sociedade civil na Ueap, para suscitar políticas públicas de valorização da vida.
O Governo do Estado do Amapá (GEA) promove na quarta-feira, 28, o I Fórum da Juventude em Combate e Prevenção ao Suicídio, com o tema “A gente tem muito que conquistar. Não dá pra parar no caminho”. O evento acontecerá no auditório da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), a partir das 14h, e é organizado pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv).
O fórum tem o objetivo de promover e sensibilizar, através do diálogo entre os jovens, a prevenção ao suicídio. E visa, também, debater o cenário do suicídio atual no Brasil, com situações especificas no Amapá.
“Estamos montando mais uma frente de luta e prevenção ao suicídio. Este ano, tivemos diversos casos de jovens que passaram por bullying, problemas amorosos e familiares, que fez com que adolescentes tentassem achar a solução tirando a própria vida. Diante disso, que é preocupante, nós da Sejuv estamos organizando alguns serviços com a intenção de trabalhar políticas públicas para evitar esse tipo de tragédia”, justificou o secretário Extraordinário de Políticas para a Juventude (Sejuv), Pedro Filé.
O evento contará com a participação de estudantes, acadêmicos, secretarias de Estado e sociedade civil organizada. A programação envolve apresentações de grupos culturais, palestras e rodas de debates entre instituições.
Dados do Ministério da Saúde revelam que o suicídio aumentou, gradativamente, no Brasil entre 2000 e 2016, passando de 6.780 para 11.736, respectivamente, uma alta de 73% nesse período. As maiores taxas de crescimento foram registradas entre os jovens. O suicídio é a segunda causa de morte no mundo entre jovens de 15 a 29 anos; a primeira é a violência.
Programação
24/11 (quarta-feira)
14h às 15h – Credenciamento;
15h – Abertura com apresentação cultural;
15h15 – Apresentação dos dados estatísticos de tentativas e casos consumados de suicídio no Amapá. Palestrante: Thayná Mourão Ferreira – psicóloga;
15h30 – Palestra: “Os desafios contemporâneos em cenários de conflitos e tensões emergentes – riscos, impactos e prevenção”. Preletor: Jefferson dos Santos Melo – psicólogo;
16h – Depoimentos de familiares;
16h15 – Checklist para a prevenção do suicídio. Palestrante: Instituto Voe;
16h45 – Discussão do tema: “A gente tem muito que conquistar. Não dá pra parar no caminho”. Participantes: Federação Espírita do Amapá (FEAP), Centro de Valorização da Vida (CVV), Secretária de Estado da Saúde (Sesa), Secretaria de Estado da Educação (Seed), Instituto Voe e Sorriso de Papel. Mediador: Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude;
17h45 – Encerramento