Notícias

INOVAÇÃO NOS RELACIONAMENTOS

As novas tecnologias e a internet tem mudado o mundo, mas também tem mudado a forma das pessoas se relacionarem, e quando falo isso, afirmo que essa mudança aconteceu em todos os tipos de relacionamentos, sejam de coleguismo, amorosos, profissionais, etc. Nesse ambiente, meio virtual e meio social, muitos equívocos tem acontecido, a começar pela dita política do “cancelamento”. Bem, observamos que de tanto usarmos os computadores, queremos agir no dia-a-dia como eles. Afinal, um texto que não nos agradou, podemos simplesmente deletar.

A pergunta que se faz é, podemos deletar um ser humano, o nosso próximo? Temos o direito de acabar com reputações e vidas profissionais com base em uma informação? Aliás, que na maioria das vezes, é a chamada fake news, eu chamo de fofoca e maledicências mesmo, mas no Amapá, já foi conhecida como “diabinho”. Acredito, com total convicção, que alguém que precisa usar desses artifícios, com intuito de se sentir melhor ou ter sucesso é um indivíduo que não confia no seu próprio potencial. Nossas escadas, em direção aos nossos sonhos, tem que ser construídas com amor, dedicação e visão. Temos que agregar e não segregar.

O tribunal social que está instaurado, e que monitora vidas e redes sociais, é composto em sua maioria, por pessoas altamente falhas e frustradas em algum aspecto de suas vidas. Parece até que estão transformando o nobre em tolo, e o trapaceiro em ilustre, como diz meu livro preferido, a Bíblia. Seres humanos evoluem dia-a-dia, estão em processos, hoje apresentamos nossa melhor versão, que ontem não era tão boa, mas que teve valor para construir nosso caráter e nossa visão de mundo.

A injustiça está em julgar pessoas, sem conhecê-las e saber seu momento, suas lutas atuais. A verdade é que não temos o direito de julgar ninguém, de achar que alguém tem direito ou não, ou nos acharmos mais merecedores que alguém. Todos somos imperfeitos, estamos sempre tentando melhorar e nos alinhar, lutando pra alcançar nossos sonhos. O xadrez nos ensina que quando falta uma peça é impossível jogar. Mas, no jogo da vida a regra tem que ser: eu ganho e você ganha também. Eu não posso simplesmente prejudicar quem tem paz e confia em mim, isso reflete falta de um bom caráter.

A espionagem industrial não é segredo pra ninguém, mas toda empresa inovadora sabe que seu concorrente no mercado pode vir a praticar isso contra seus negócios. Diferente é enviar um cavalo de troia. Mas, cada um desenvolve sua estratégia no mercado de acordo com o caráter do dono do negócio. Afinal, instituições e empresas são feitas de pessoas. E todos nós temos livre arbítrio, mas devemos saber colher os frutos de cada decisão, sejam maus ou bons.

As pessoas não são negócios para serem validadas, elas já foram validadas por seu criador, todos somos especiais, dentro do que somos chamados a fazer. Mas se você é mais cético, os estudos da neurociência indicam que já nascemos com perfis comportamentais. Assim, uma característica de nossa personalidade que pode parecer arrogância ou parcimônia, é parte do perfil comportamental com a qual fomos equipados, e que nos levará a cumprir nosso propósito. Ou seja, cada pessoa nasce equipada para vencer dentro do seu próprio destino. Isso é realmente algo divino.

A sociedade precisa inovar nas relações, compreender como caminhar nesse novo mundo, entendendo que não somos máquinas. Somos pessoas com inteligência, sentimentos e razão. Temos que nos relacionar aceitando as qualidades, e suportando as falhas. Vamos sendo moldados, um ajudando o outro a evoluir, para sermos pessoas melhores. Assim, podemos começar a criar um futuro melhor para nós e para as gerações futuras.

O ambiente inovador é composto por uma vibe positiva, é alto-astral, está ligado a sinergia entre as pessoas, não somente as que quero escolher, mas a todas que queiram participar e contribuir. Na inovação nenhum conhecimento se perde, todo conhecimento gerado tem sua função e lugar, por isso cada ator deve ser respeitado. O ambiente de inovação não tem dono, mas tem líderes, que lideram porque reconhecem o potencial de cada um, e o lugar de cada um, como uma peça de xadrez, que deve ser bem encaixada, no momento certo. O ambiente de inovação tem sinergia, por causa da boa energia (conhecimento e criatividade) que vem de cada um e que faz ele vibrar e crescer.

A inovação tem que começar dentro de cada um de nós, vamos nos reinventar, vamos deixar fluir o que há de melhor dentro de nós e deixar que isso venha impactar pessoas e territórios. Vamos inovar nos perdoando por não sermos perfeitos, mas perdoando o próximo que também é tão imperfeito quanto você. Vamos inovar no nosso relacionamento com cada um, porque não somos máquinas, nunca fomos convidados a julgar ninguém! Mas, fomos convidados a amar ao próximo como a nós mesmos, e quando entendermos o sentido deste princípio, vamos poder mudar o mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo