Jovens são público-alvo de ação no ‘Dezembro Vermelho’
Uma ação para prevenção, autocuidado e conscientização sobre o HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s), destinada a jovens, será realizada na segunda-feira, 16, de 8h às 12h, na Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv). A atividade faz parte da programação do “Dezembro Vermelho” – mês de conscientização e combate à Aids -, e ocorrerá em parceria com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).
Na ocasião, serão realizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, além da distribuição de adesivos, preservativos, material educativo e a realização de atividades de acolhimento, orientação e escuta. O sistema Super Fácil disponibilizará ônibus e psicólogos para atendimentos.
Também serão ofertadas qualificações para os monitores do Amapá Jovem que vão atuar como multiplicadores de informações relacionadas ao tema, visando alcançar jovens em todo o estado.
“Os monitores atuam diretamente com os jovens. Estão ali, no dia a dia deles, e podem contribuir orientando e sensibilizando nossos bolsistas para cuidarem da saúde”, informou o secretário da Juventude, Pedro Filé.
Ele diz que muitos jovens que participam das atividades da secretaria afirmam que o assunto sexualidade ainda é tabu em várias famílias. Ao identificar a situação, a Sejuv iniciou a campanha “Educação Sexual para Juventude”.
“Precisamos encontrar formas de falar com os jovens e de fazer com que as ações de prevenção cheguem até eles, pois, infelizmente, muitos não conversam sobre sexualidade no ambiente familiar”, reforçou o gestor.
A Sejuv fica localizada no Centro Projeto Minha Gente, na Av. Glicério Souza Figueiredo, 1 – Jardim Felicidade.
Por: Anne Santos