Junho Verde: Prefeitura de Pedra Branca inicia campanha em escolas da rede municipal
Com muita música, palestra, teatro e entrega de gibis os alunos da escola municipal São Pedro, do município de Pedra Branca do Amapari, receberam a equipe da secretaria municipal de Meio Ambiente, na manhã de hoje (1/6), para o início da programação Junho Verde.
A campanha nacional que traz o nome Junho Verde é dedicada ao debate sobre a importância da conservação de ecossistemas e do controle da poluição e degradação dos recursos naturais.
Com muita interatividade, as crianças participaram do teatro que trouxe para o público infantil a importância de separar o lixo, com personagens como o Senhor Sujeira e a Super Coleta, elas aprenderam brincando boas práticas de preservação do meio ambiente. Ao final, os pequenos receberam a segunda edição da revista em quadrinhos Amigos de Pedra Branca, idealizada e produzida no Amapá.
O tema da edição deste ano é “Coleta Diferenciada, Outra Forma de Reciclar”, junto com o gibi a prefeitura também lançou o projeto piloto “Composta Amapari”, uma iniciativa que ensina a comunidade a separação do lixo seco e do lixo úmido. Pelo projeto, o lixo seco é enviado para o aterro sanitário e o úmido é transformado em adubo, tendo um aproveitamento de 100%.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Raphael Araújo, o projeto Composta Amapari irá contemplar inicialmente dois bairros do município, mas deve expandir para os demais, inclusive para as comunidades da Perimetral Norte. “Realizamos estudos para a implantação desse projeto piloto, mas tenho certeza de que a adesão da população será constante e assim vamos expandir para os demais bairros e comunidades rurais”.
O evento também foi marcado pela entrega de um veículo tipo pick-up, que dará agilidade às ações da secretaria de meio ambiente. “Essa é mais uma conquista para o município, é também um pedido da prefeita Beth Pelaes que enxerga que o desenvolvimento através de ações sustentáveis são uma saída para cidades como a nossa”, disse o prefeito em exercício, Marcelo Pantoja.