Laranjal do Jari passa a contar com primeiro equipamento de tomografia computadorizada
Aparelho com tecnologia de ponta vai atender cerca de 70 mil pessoas em toda região
Um dos exames mais eficazes para investigar nódulos ou tumores é a tomografia computadorizada, pois ela é capaz de captar imagens em alta definição de alterações muito pequenas em ossos, tecidos, órgãos e outras estruturas do corpo. Ele ganhou ainda mais importância durante a pandemia, pois junto com o teste RT-PCR ele se mostrou muito eficiente no diagnóstico de Covid-19. A tomografia é também um importante instrumento para diagnóstico do comprometimento dos pulmões causado pela doença.
E nas próximas semanas a população do Vale do Jari vai ter todos esses recursos à disposição, no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), em Laranjal do Jari (AP). O aparelho de tomografia computadorizada já está instalado e quando estiver em funcionamento vai atender cerca de 70 mil pessoas de toda região. Até então, os moradores do Vale do Jari precisavam percorrer 285 quilômetros até Laranjal de Macapá para realizar o exame.
E os pacientes vão ter à disposição um aparelho de alta tecnologia, resultado de anos de intensa pesquisa. O tomógrafo foi desenvolvido pela Imex Medical Group, a maior empresa nacional do segmento de equipamentos e serviços para área de diagnósticos por imagem no setor da saúde. Com sua matriz localizada na Grande Florianópolis, em Santa Catarina, possui 6.000m² de área construída, além de quatro centros de distribuição em Goiânia (GO), São Paulo (SP), São José (SC) e Recife (PE), que garantem agilidade, segurança e comprometimento na prestação de serviços em todo Brasil.