Macapá cai para 13° lugar, no ranking do índice de transparência de informação da Covid-19.
Em 2020, Macapá chegou a ser considerado “penta”, por aparecer 5 vezes consecutivas em primeiro lugar na lista de transparência.
Gestores dos 27 estados da federação brasileira e capitais, tem acompanhado o ranking do índice de transparência de informação durante o período de pandemia pela covid-19. Em 2020, Macapá chegou a ficar 5 vezes no topo da lista, ou seja em primeiro lugar, mas na ultima avalição divulgada pela Open Knowledge Brasil (OKBR), a capital amapaense aparece em décimo 13° lugar, com avaliação “média” em transparência de divulgação dos dados epidemiológicos.
Com pontuação 45 e ocupando o 13° lugar na lista, Macapá deixa de ser uma das capitais com mais clareza nas informações sobre como está atuando no combate à covid-19. A OKBR coleta dados informados pelos portais oficiais das Prefeituras Municipais.
O índice da transparência da Covid-19, foi lançado em 3 de abril de 2020, recebendo atualizações semanais até o dia 12 de junho. Com a verificação de todas as informações, no dia 10 de julho do referido ano, foi lançada versão 2.0 do Índice de Transparência da Covid-19, um instrumento de avaliação ainda mais robusto, aplicado a capitais, estados e governo federal.
Em 2020, em todas as avaliações do ranking, Macapá recebeu nível alto cinco vezes e fez as maiores pontuações. Já no início de 2021 não houve avaliação, além de que muitas prefeituras estavam em processo de mudança. Sendo que em junho deste ano, o Índice chega à sua terceira versão. Os critérios do ITC-19 foram novamente revisados, incluindo dados sobre a vacinação. Parte dos critérios já existentes também foram alterados, de modo a manter o índice abrangente, mas ainda preciso e operacionalizável. Com isso, o ITC passa a ser composto por 36 critérios de avaliação, analisados em rodadas mensais, com os resultados de União e estados e os das prefeituras publicados de forma intercalada.
- Em Julho de 2020, Macapá foi classificada como a capital com maior índice de transparência
- No mês agosto, o Município se manteve no topo da lista, conquistando pela segunda vez a maior pontuação
- No mês de setembro de 2020, com o trabalho transparente realizado pela Prefeitura de Macapá, a capital se mantem em primeiro lugar, pela terceira vez.
- Em outubro, Macapá manteve-se “líder” no ranking do índice de transparência
- Macapá chegou a ser “penta”, ficando cinco vezes no topo da lista das cidades com maior pontuação
o Índice de Transparência da Covid-19 foi criado em 2020, é uma iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR) que avalia a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus que têm sido publicados em portais oficiais pela União, pelos estados brasileiros e pelas suas capitais. Para a composição do índice, foram definidos um conjunto de dados essenciais (conteúdo) e parâmetros para que sejam publicados (granularidade e formato).
O Estado do Amapá ficou em 12º, com nível bom entre os estados, com pontuação 66.