Médica alerta para risco da fumaça das queimadas à saúde
O período seco que estamos passando prejudica o meio ambiente , seja na fauna e flora.
Com o clima quente surge muitas queimadas, inclusive feitas pela ação do homem.
No estado do Amapá vários pontos foram afetados, o último ocorreu no distrito de Anaurapucu, vários animais perderam a vida e outros ficaram feridos.
Porém , os animais não foram os únicos afetados , a população que ali vive também, devido a inalação da fumaça.
A médica Dra.Mirlene Maciel explica os malefícios que este tipo de fumaça pode causar para a saúde de quem inala.
“O excesso de fumaça , assim como a fuligem, o cigarro são irritantes para as vias aéreas superiores tanto para a garganta, vias nasais e pulmões . Por eles serem uma partícula minúscula ele tem a facilitdade de entrar no sistema respiratório e se alojar. Neste momento começa o processo inflamatório. Com isso surge a coriza , nariz escorrendo,tosse, em alguns casos pode levar inclusive a quadros graves”, destacou a médica.
Neste período vale ressaltar os cuidados, uma vez que a vários municípios e capital vem sofrendo com as queimadas resultando em fumaça .
“Evitar estar em locais que esteja com a fumaça é fundamental, sabemos que acordamos e dormimos com o ar poluído devido as queimadas que vem ocorrendo. Mas ressalto que a lavagem do nariz com soro fisiológico seja ela feita com seringa ou garrafinhas , além do uso de máscaras , e em alguns casos a nebulização com soro fisiológico “, lembra a dra.
Vale ressaltar que queimar folhas , lixos dentre outros é crime.
Para denunciar ligue para o 190. O meio ambiente agradece.