NOTA DE REPÚDIO!!
NOTA DE REPÚDIO
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amapá – Sindjor e a Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj, repudiam o ataque sofrido por uma equipe de reportagem da Rede Amazônica no Amapá, afiliada da Globo, ocorrido na manhã desta sexta-feira, 3. A equipe, se preparava para entrar ao vivo no Bom Dia Amazônia, quando foi surpreendida por um homem de moto que bateu com o capacete e acertou a câmera. O equipamento foi totalmente danificado e o cinegrafista Albenir Souza, foi agredido.
O ato é um atentado à democracia, à liberdade e ao exercício legal do jornalismo. O Sindjor e a Fenaj se solidarizam com os repórteres William Amanajás e Albenir Souza, e aguardam o desfecho das investigações para que o autor de tamanha sandice seja devidamente identificado e punido.
O Sindicato e a Fenaj condenam toda forma de cerceamento da liberdade de imprensa e expressão, exigindo providência por parte das autoridades. O Sindjor já deu ciência a todo Brasil, por meio da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj, o lamentável episódio.
Não há democracia sem liberdade de imprensa e não há liberdade de imprensa sem jornalistas.
Macapá(AP), 3 de abril de 2020.
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amapá-Sindjor-AP
Federação Nacional dos Jornalistas-Fenaj