Pedra Branca realiza caminhada pela conscientização do Autismo
A manhã deste sábado, 2/4, foi animada e colorida nas ruas do município de Pedra Branca do Amapari. Uma caminhada organizada pela Secretaria de Educação chamou a atenção dos moradores para a conscientização sobre o autismo.
O Dia Mundial de Consciencialização do Autismo foi marcado por uma caminhada pelas principais ruas de Pedra Branca do Amapari. Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), coordenadores, pais e crianças autistas se somaram a um grande público e levaram às ruas um colorido especial e frases sobre inclusão e respeito.
Dienny Patrícia, mãe de uma criança autista de 4 anos, presente na caminhada, considera que as pessoas ainda precisam conhecer mais sobre o assunto. “O Autismo não é uma birra e sim um transtorno, uma criança especial que precisa de mais cuidado e respeito pela sociedade”, declarou.
Para o secretário municipal de Educação, Carlos Medeiros, o movimento é importante para que a sociedade entenda o que é o autismo, principalmente porque se torna cada vez mais comum crianças diagnosticadas com autismo. “O Índice de autismo está aumentando na sociedade e nós precisamos atentar sobre o que é ele. As nossas crianças precisam se sentir abraçadas, acolhidas e protegidas no ambiente social”, destacou.
A iniciativa do projeto partiu do Setor Multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação que identificou no último levantamento feito dentro das escolas o aumento no número de alunos em 54,5% quando comparado ao ano passado. O psicológo do setor, Ronald Corrêa, diz que hoje é possível atender a essa demanda. “O município já disponibiliza em sua rede de toda estrutura necessária para acompanhar essas crianças, que dentro das escolas municipais já são 22”.