Pedra Branca recebe visita de cônsul do Japão
O cônsul principal do Japão em Belém, Satoshi Morita, foi recebido pela prefeita Beth Pelaes de Pedra Branca do Amapari e o vice-prefeito Marcelo Pantoja na manhã desta quinta-feira, 2 de março. O objetivo do encontro foi estreitar as relações entre o município e o país asiático, viabilizando investimentos para o desenvolvimento sustentável de Pedra Branca.
O cônsul japonês conheceu projetos culturais e educacionais e ações afirmativas desenvolvidas no município, como o Projeto Robótica Amapari, o Grupo de Marabaixo Beija-flor brilho-de-fogo composto por idosos que participam de programas sociais do governo municipal, a Escola de Música João Maria Dias de Moraes, por meio da apresentação de seus estudantes instrumentistas. A comitiva também foi apresentada à produção artesanal e pôde conferir os produtos derivados do açaí.
A chefe do Executivo Municipal falou sobre as suas expectativas com a visita. “Nossa intenção é estabelecer parcerias e convênios com o Japão, visando o desenvolvimento de projetos em vários segmentos. Pedra Branca se sente honrada com a visita”, destacou Beth Pelaes.
Nas apresentações dos secretários municipais a comunidade nipônica conheceu as potencialidades do município, que está localizado no centro-oeste do estado do Amapá, no entorno do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque e dispõe de uma vasta e diversa cobertura vegetal, rios, cachoeiras, lagos e trilhas por dentro da mata.
Além da tradicional vocação para atividade mineral e serviços, Pedra Branca do Amapari tem se estabelecido na região como polo de desenvolvimento nos setores madeireiro, ambiental e agroextrativista.
O cônsul Satoshi Morita se disse otimista com as possibilidades de firmar parcerias e convênios de cooperação e colaboração com Pedra Branca. “A cidade é acolhedora e com pessoas muito simpáticas. Iremos trabalhar pelo desenvolvimento do município. Fiquei emocionado com as apresentações musicais que tive a chance de presenciar”, disse.