Polícia Civil Oferece atendimento psicossocial à corporação
O serviço de psicologia da Polícia Civil continua prestando atendimento psicológico aos policiais em sofrimento psíquico em decorrência do trabalho, realiza também, palestras e campanhas para promover saúde mental e qualidade de vida, atuando assim, no tratamento de transtornos mentais, na prevenção de quadros de adoecimento e na promoção da saúde das pessoas.
Esses atendimentos são realizados no prédio Psicossocial da Polícia Civil, localizado na Avenida Professor Reinaldo Damasceno Nº 3480, bairro Santa Rita. A policial Civil e psicóloga Iarima Castro fala da necessidade da corporação em receber esse tipo de atendimento: “Trabalhamos especificamente, na prevenção de transtornos psicológicos de uma desregulação emocional, no tratamento quando há o desenvolvimento de algum transtorno psicológico. Hoje nós buscamos mais pessoas para que tenham o conhecimento dos nossos atendimentos, que além de prologar a vida, também pode salva-la”.
Caso o policial tenha conflitos interpessoais, envolvimento em incidente crítico, dificuldades de adaptação ao trabalho, conflitos familiares com impacto no serviço, dentre outros problemas que afetam sua produtividade, pode procurar diretamente o psicólogo.
As atividades desenvolvidas pelos policiais civis, são consideradas extremamente estressantes, devido as ocorrências policiais que a eles são direcionadas. Esse tipo de atendimento, busca atender o policial civil e modificar para melhor a sua vida, tanto no trabalho quanto junto a família, que também recebe atendimento caso seja necessário.
Tendo assumido a responsabilidade à frente da Polícia Civil recentemente, o delegado geral Cezar Augusto Vieira, falou a equipe do Elas Informam que a segurança pública está passando por mudanças e, que a prioridade é cuidar dos servidores, mantendo a saúde mental de toda equipe: “A gente passa por um momento de restruturação, uma nova metodologia no psicossocial da Polícia Civil, onde temos essa preocupação com o bem maior da instituição que é o servidor público. Nessa nova dinâmica, estamos trabalhando para resgatar a valorização do ser humano enquanto policial civil. Então é importante que nossos servidores utilizem os nossos meios psicossociais para continuarem prestando um excelente trabalho para a população, bem como, sendo pessoas de bem na sociedade. ” Finalizou.
Situações de perigo, acesso a conteúdo impactantes como casos envolvendo homicídios, crimes hediondos, também foram lembrados pelo delegado geral como válvula de escape para algum problema de saúde mental.
Os atendimentos psicossociais são realizados uma vez por semana, ou de acordo com a necessidade diagnosticada pela equipe psicossocial.
SERVIÇO: Centro Psicossocial da Polícia Civil
Endereço: Avenida Professor Reinaldo Damasceno Nº 3480
Bairro: Santa Rita.
Horário: De segunda a sexta-feira/ Horario Comercial.