Projeto Ler é Paidégua chega no Bairro Goiabal, em Macapá
O bairro Goiabal, localizado na zona oeste de Macapá, ganha ponto de leitura do Projeto Ler é Paidégua, a iniciativa foi da professora Lorena Castelo que teve apoio do idealizador do projeto, o professor universitário Rafael Pontes. A primeira prateleira foi instalada em outubro de 2017, em um ponto de ônibus no bairro Universidade, em Macapá, atualmente, ao todo 17 pontos já existem em vários bairros da cidade.
A iniciativa do projeto foi de levar um pouco de conforto e leitura em frente de uma vila, localizada no bairro Universidade, que é de propriedade do professor Rafael Pontes, idealizador do projeto. Segundo Rafael, no local existe um ponto de ônibus, mas não possuía nenhuma estrutura. “O ponto de ônibus fica bem em frente à uma vila de minha propriedade, eu estava construindo o muro quando tive a ideia de melhorar o local, então com o resto da madeira da obra, eu resolvi fazer uns bancos e uma prateleira, e colocar alguns livros para ver se dava um pouco de conforto para quem ficava ali”, contou.
As estantes do “Ler é Paidégua” funciona através da doação de livros, que ajudam a manter as prateleiras sempre repletas de títulos variados. Os interessados podem pegar livros e também deixar exemplares nas prateleiras, não existe restrição para títulos, qualquer livro pode ser doado para o projeto.
“Aqui no bairro a gente tem poucas, na verdade nenhuma opção de lazer ou entretenimento, então eu pensei em montar vários projetos aqui e de inicio o prof. Rafael me oportunizou, disse Lorena, responsável pela prateleira de livros do bairro Goiabal. Segundo a professora, uma campanha em suas redes sociais motivaram a doação de inúmeros exemplares, dentre eles títulos como “A Menina que roubava livros”, de Markus Zusak, “Eclípse”, da Saga Crepúsculo, de Stephenie Meyer e “Senhora”, de José de Alencar.
Segundo Lorena a motivação para levar o projeto para o bairro foi a preocupação com o incentivo à leitura. “A minha preocupação enquanto professora é a leitura, quanto mais você lê, mais se desenvolve, melhor interage, então a leitura é extremamente importante, o projeto tem um objetivo que sempre é alcançado, principalmente na socialização, as pessoas vão ver aqui como um ponto de leitura, então para mim isso é importante e gratificante”, afirmou
Confira os cantos de leitura criados através do Projeto Ler é Paidégua:
Ponto de ônibus – Rua Doutor Braulino, 1924 (ao lado da sede dos magistrados, atrás da Unifap), Bairro Universidade – Macapá;
No Container Food Park – Avenida General Osório, 1184 – Bairro Julião Ramos – Macapá;
Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral – Avenida Cecília Vicente da Paixão, S/N – Bairro Pantanal – Macapá;
Escola Estadual Dr. Alexandre Vaz Tavares (AVT) – Avenida Feliciano Coelho, 117 – Bairro Centro – Macapá;
Escola Estadual Professor Antonio Munhós – Conjunto Macapaba – Macapá;
Escola Estadual Deusolina Salles Farias – Rua Goiás, 418 – Bairro Pacoval – Macapá;
Super Fácil da zona Oeste – Km 3 da rodovia Duca Serra – Macapá;
Escola Estadual Dr. Coaracy Nunes – Av. Mendonça Júnior – Bairro Central – Macapá;
Hospital De Emergência Pronto Socorro (HE) – Rua Hamilton Silva, 139 – Bairro Santa Rita – Macapá;
Super Fácil Beirol – Rua Jovino Dinoá, 3807C – Beirol – Macapá;
Super Fácil Zona Sul – Rua Claudomiro de Moraes – Novo Buritizal – Macapá;
Casa da Hospitalidade – Av. José de Anchieta, 360 – Comercial – Santana;
Praça Hildemar Maia – Macapá;
Super Fácil Santana – Av. Santana – Comercial – Santana;
Escola José Leoves Texeira – Rua Renascimento 2041- Bairro Renascer – Macapá;
Escola Castro Alves – Bairro Pacoval – Macapá;
Rua Goiabal 954 – Bairro Goiabal – Macapá.