Promotor de Amapá recebe familiares de idoso morto a tiros durante discussão por terras
O Promotor de Justiça da comarca de Amapá, Hélio Paulo Furtado, recebeu na manhã desta segunda-feira, 25, familiares e amigos de Antônio Candeia Oliveira, conhecido como Maranhão, que foi assassinado com tiros de arma de fogo no sábado, 23, em uma área rural do município. Houve uma manifestação por justiça em frente à Promotoria de Amapá.
O caso é investigado pela Polícia Civil, e o Ministério Público do Amapá (MP-AP) acompanha o procedimento policial e está adotando as medidas para que o julgamento ocorra em curto espaço de tempo e não sofra pressões de agentes políticos.
De acordo com as informações preliminares, o crime foi motivado por disputa de posse de terrenos rurais. O ato foi filmado e as imagens circularam em redes sociais. O empresário Francisco Canindé, marido da prefeita eleita Kelley Lobato, e o sargento da reserva do Exército Brasileiro, Antônio Carlos Lima, são investigados no caso. O militar é acusado de ter efetuado diversos disparos na vítima, a mando de Francisco Canindé.
O promotor Hélio Furtado relatou aos familiares da vítima sobre os procedimentos em andamento para que os envolvidos sejam processados e posteriormente condenados.
“Estamos em contato direto com o delegado do caso e apresentaremos denúncia, dentro do prazo legal, contra os envolvidos neste bárbaro crime praticado contra um octogenário, que pela sua fragilidade decorrente da idade avançada, aliada a superioridade numérica dos agressores, não teve chance de se defender”, afirmou o promotor Hélio, que, além de prestar solidariedade e pêsames aos familiares, colocou a Promotoria de justiça à disposição para receber informações pertinentes para serem utilizadas no processo e entregou aos familiares as cópias dos mandados de prisão dos envolvidos.
Informações – AscomMP