Salvaguardas Socioambientais serão o tema central da 17ª Reunião do Famcsa
O evento acontecerá virtualmente e reunirá órgãos ligados ao meio ambiente
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realizará na próxima terça-feira, 25 de agosto, de 09h às 13h, a 17ª Reunião do Fórum Amapaense de Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais (FAMCSA). O evento acontecerá virtualmente, reunirá órgãos ligados ao meio ambiente e terá como assunto principal as Salvaguardas Socioambientais.
As Salvaguardas Socioambientais são um conjunto de mecanismos de controle e monitoramento de risco e de cumprimento de direitos da sociedade, que tem como objetivo assegurar que programas e projetos de REDD+ (uma sigla em inglês que significa: desmatamento evitado) e de Serviços Ambientais não causem efeitos negativos à sociedade.
Esta iniciativa busca envolver todas as pessoas que vivem da natureza para a construção de mecanismos que garantam a proteção dos seus direitos, a manutenção da biodiversidade, a melhoria das políticas públicas e valorização dos serviços ambientais das florestas, além de reconhecer a importância das pessoas que ajudam na manutenção e conservação da natureza.
As Salvaguardas Socioambientais devem assegurar que o processo de participação social e transparência sejam garantidos conforme os princípios e diretrizes do Sistema Estadual de Clima e Incentivos aos Serviços Ambientais do Amapá – o SECISA.
O SECISA está sendo construído com apoio do projeto Florestas pelo Clima, por meio da parceria Governo do Amapá e Conservação Internacional (CI). O Sistema será uma ferramenta que envolve governo, sociedade, setor privado e academia, visando benefícios econômicos e sociais mútuos por meio da conservação da natureza e consequentemente a manutenção dos serviços ambientais gerados pelos seus ecossistemas.
O Famcsa foi criado em 2013 e tem o objetivo de mobilizar e conscientizar a sociedade amapaense a respeito das mudanças climáticas globais, com a finalidade de subsidiar a elaboração e implementação de políticas públicas relacionadas ao tema. Além disso, busca estimular e facilitar a cooperação entre governos, organismos internacionais, agências multilaterais, organizações não governamentais entre outras instituições públicas e privadas.
Alessandra Lameira
Assessora de Comunicação/ Consultora da Conservação Internacional Brasil/ Projeto Floresta pelo Clima