Santana : Referência nacional de execução no Projeto Cidades Inteligentes
![](https://elasinformam.com.br/wp-content/uploads/2025/02/f14016b0-bc48-4427-b9c1-031c1357d710-780x470.jpeg)
Santana, no Amapá, será a primeira cidade da Região Norte a implementar um projeto de cidade inteligente, através de uma parceria público-privada (PPP) com apoio do Ministério da Integração
Nesta quarta-feira ,12, foi lançando em Brasilia o Consórcio Nacional de Cidades Inteligentes,na oportunidade foi anunciado que o município de Santana vai liderar o consórcio para facilitar o acesso dos municípios do Brasil inteiro, sendo também os 15 municípios do estado do Amapá .
O consórcio tem como finalidade de facilitar o desenvolvimento do projeto Cidades Inteligentes nas cidades pequenas do Brasil. Bem como elaborar, organizar, analisar e contratar para a execução do projeto como um todo, de forma independente.
“Hoje é uma dia muito importante para nós santaneses e Amapá como um todo. Com o apoio do Ministro Waldez Góes hoje estamos lançando nacionalmente o Projeto Cidades Inteligentes. Nosso município já contratualizou e no mês de março já vamos estar executando o projeto , e em dentro de um ano vamos ter a um parque de iluminação pública toda de led, Wi-Fi gratuito nas praças, câmera de segurança, internet de alta velocidade e uma usina fotovoltaica”, declarou o Prefeito de Santana Sebastião Bala Rocha.
O Projeto Cidade Inteligente envolve os serviços de eficientização, operação e manutenção do parque de iluminação pública, além de rede de telecomunicações e miniusina de energia solar para os prédios públicos da cidade.