Notícias

SESI SENAI Amapá estabelecem cooperação internacional com Guiana Francesa

Com o intuito de apoiar o desenvolvimento social e a qualificação profissional de jovens na Guiana Francesa, o SESI e o SENAI Amapá vão assinar acordo de cooperação técnica com as entidades francesas apoiadas pela Maisons Familiales et Rurales (MFR) e Collectivité Territoriale de Guyane (CTG) – se equiparam ao Poder Executivo.

A parceria, que também visa estreitar as relações transfronteiriças, vai proporcionar ainda a elaboração de soluções tecnológicas para as instituições. Além disso, as instituições brasileiras vão elaborar planos para apoiar os setores empresariais do país vizinho para o desenvolvimento da indústria nas áreas de agro-processados de alimentos e biocombustíveis.

O resultado será o desenvolvimento das habilidades pedagógicas dos participantes, além da contribuição para a formação de cidadãos capacitados para o mercado de trabalho francês em parceria com as casas de formação da Maisons Familiales et Rurales. As soluções tecnológicas também vão perpassar por diagnósticos territoriais, dimensionamento cultural, técnico e arquitetônico para seis aldeias ligadas às Maisons/Casas associadas à MFR.

O que é são as Maisons Familiales et Rurales

São estabelecimentos de educação com estatuto associativo que têm como objetivo a formação de jovens e adultos, assim como a integração social e profissional, com um modelo alternativo de formação voltado para o mercado de trabalho. No Brasil o modelo de educação semelhante são as Escolas Família Agrícola, que fazem a formação integral de estudantes da zona rural harmonizando as demandas do campo com o ensino profissionalizante.

Cada Maison/Casa associada a MFR desempenha um papel importante na formação agrícola dos jovens que estão matriculados no regime de estágio, ou seja, trabalham e estudam focados em uma profissão. As Maisons/Casas são associadas aos Conselhos Regionais da França, que funcionam como uma administração de cada região do país europeu.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo