Notícias

Tribunal de Contas do Amapá vistoriou mais de 250 escolas das redes municipais e estadual

O Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) vem executando o projeto “Juntos pela Educação”, que visitou mais de 250 escolas nos 16 municípios do estado. O projeto avalia eixos como: Gestão escolar, infraestrutura, alimentação, transporte e o fortalecimento dos conselhos de controle social da educação, com o objetivo de fortalecer a educação pública por meio de ações estratégicas.

Escolas quilombolas, em área indígena e ribeirinha tanto na área rural quanto urbana também foram vistoriadas pelas equipes do tribunal. Desde a implantação, o projeto alcançou um marco significativo em sua missão: ida aos 16 municípios do estado, com um total de 250 vistorias.

Ao todo, 60 mil estudantes foram beneficiados somente na primeira etapa do projeto, que culminou com a entrega de relatórios detalhados ao governo estadual, prefeitos e secretários de educação. Além disso, foram assinados termos de ajustamento de gestão com o estado do Amapá e os 16 municípios envolvidos, proporcionando uma base sólida para futuras ações e melhorias.

“A primeira etapa do projeto foi realizada por um levantamento com o objetivo de fazer um diagnóstico das redes de ensino. O tribunal visitou todos os municípios amapaenses e, por meio desses diagnósticos, tivemos informações preciosas para a definição das etapas seguintes e para a melhoria em razão das falhas detectadas”, explicou a conselheira substituta Terezinha Botelho.

A partir da segunda fase, serão realizados monitoramentos nessas redes de ensino. “O tribunal vai continuar acompanhando e dando a orientação devida para os gestores”, ressaltou a conselheira, que coordena o projeto ao lado do 1º vice-presidente, conselheiro Regildo Salomão.

O tribunal, atendendo a políticas públicas educacionais como parceiro das redes de ensino, na última segunda-feira (10) marcou presença no lançamento do projeto “Escola Segura”. A iniciativa do Governo do Amapá atenderá mais de 100 escolas com rondas policiais e palestras educativas, a fim de tornar o ambiente escolar mais seguro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo