‘Vim em busca de uma vida melhor e me encantei’, diz mãe estrangeira de Guia Mirim do Museu Sacaca
Há 7 meses em Macapá, a cubana Yamile Rodrigues, de 31 anos, mãe de Emily, aproveitou o minicurso para conhecer mais sobre a cultura amapaense.
Por: Thaysa Ruane
Promovido pelo Governo do Amapá, o 1º minicurso de Guia Mirim do Museu Sacaca tem proporcionado às crianças participantes momentos de muito aprendizado, interação com a natureza e diversão. Quem acompanha os mini condutores nas atividades também aproveita para conhecer um pouco mais dos encantos amapaenses, desvendando as lendas e a cultura nortista. A programação encerra nesta sexta-feira, 19.
Acompanhando a filha nas atividades do museu, a cubana Yamile Rodrigues, de 31 anos, soube da programação pelas redes sociais e aproveitou que a filha, Emily Lopes, de 6 anos, ama natureza, fazer amizades e atividades ao ar livre, para terem um maior contato com a cultura amapaense.
“Estou amando essa atividade, minha filha mais ainda. Ela gosta de fazer novas amizades, então já fez vários amiguinhos e está gostando do Museu Sacaca em si, porque gosta muito da natureza e dos animais. Estou amando a cultura, as tradições, o respeito por seus antepassados, vim em busca de uma vida melhor e me encantei”, ressaltou Yamile.Yamile veio ao Brasil com sua filha em busca de uma nova vida e oportunidades. Há 7 meses no Amapá, a mãe se encantou com o estado e aproveitou o minicurso para conhecer mais sobre o lugar que escolheu para morar.
“Vim para cá porque estava tentando uma vida melhor para Emily e para mim, já que no meu país as coisas tem sido difíceis. Gosto muito daqui, é muito quente, mas com certeza, estou amando tudo o que vi até agora”, contou Yamile.Iniciado na terça-feira, 16, o ‘1º Guia Mirim nas Férias do Museu Sacaca’ reuniu uma programação repleta de diversão e cultura para 80 crianças. O minicurso de férias tem participação de crianças de 7 a 13 anos e busca incentivar o conhecimento regional e valorizar o patrimônio turístico, histórico e científico do estado.
As atividades visam preparar as crianças para o último dia de curso, que acontece na sexta-feira, 19. Na ocasião, os pequenos serão responsáveis pela condução de turistas e visitantes no Museu Sacaca.
Férias no Museu
A programação no mês de julho já é tradição no Museu Sacaca e visa aproveitar o período de férias escolares para aproximar a comunidade e a instituição, como uma opção de lazer e visitação para a população amapaense e difusão dos costumes da cultura nortista.