Entretenimento

Você conhece a origem do Dia de São João? Entenda como surgiu a comemoração da data

No dia 24 de junho é comemorado o dia de São João, a data remete à fogueira, festa, comidas típicas juninas, bandeirolas e muita música, mas você sabe a origem do dia de São João? A equipe do Portal Lado B pesquisou e agora vai contar essa história.

O dia de São João tem séculos de existência e como indica o nome, tem origens religiosas. A data é celebrada em todo o país e não é considerado um feriado nacional, em alguns estados da região nordeste, o dia de São João tornou-se feriado estadual, pois faz parte do calendário folclórico da região. A data é marcada por danças, pratos típicos e muitas brincadeiras e claro, não pode faltar a fogueira, mas devido a pandemia provocada pela Covid -19, a tradição das festas foi interrompida.

 

Muitas pessoas não sabem, mas a data é aniversário de João Batista, sim, profeta que batizou Jesus nas águas do Rio Jordão e que também era primo de Jesus. João era filho de Isabel, que era prima de Maria, mãe de Jesus.  A fogueira é um dos principais elementos das festas do Dia de São João, é que foi por meio de uma fogueira, que Isabel avisou Maria do nascimento do filho.

 

João Batista morreu aos 29 anos, decapitado, sua cabeça foi pedida de presente ao Rei Herodes, rei da Judéia, pela filha de Heroíades, amante do rei. Na ocasião a jovem dançou de forma surpreendente para o rei, que lhe prometeu dar o que ela pedisse, influenciada pela mãe, a menina pediu a cabeça de João Batista em uma bandeja, pois profeta condenava o adultério cometido pelo rei.

 

Mas segundo alguns historiadores, a celebração do dia de São João tem origem mais antiga do que a festa religiosa, a data celebrada em rituais pagãos europeus, marca o fim do inverno e a chegada do verão no hemisfério norte. Daí começaram a surgir as tradições juninas, fundindo as celebrações religiosas e pagãs. Nos ritos pagãos, eram feitos pedidos de colheita farta, e por isso nas festas atuais as comidas derivadas do milho tem presença marcante, já que é época de colheita de milho.

 

Como a pandemia impediu a realização das grandes festas e apresentações de quadrilhas juninas, só nos resta acender a fogueira, colocar uma música e tomar um delicioso mingau de milho ou outra comida típica de sua preferência. Viva São João!!!!

Aline Brito

Jornalista, com experiência em assessoria de comunicação institucional e política, além de atuação como repórter em diversos segmentos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo