Notícias

Crianças superdotadas e incentivadas pelos pais podem sofrer consequências do perfeccionismo desadaptativo

O perfeccionismo é uma característica que muitas vezes é valorizada em nossa sociedade, especialmente quando se trata de crianças superdotadas que já apresentam essa característica como traço da condição. No entanto, de acordo com o Dr. Fabiano de Abreu Agrela, neurocientista e especialista em Psicologia e Neurociências, essa pressão por perfeição pode ter consequências negativas para o desenvolvimento dessas crianças.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela, Pós PhD em Neurociências e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências (Universidade Nova de Lisboa), alerta para a dualidade do perfeccionismo em pessoas altamente inteligentes. Segundo ele, a relação entre QI e perfeccionismo/segurança é complexa, dependendo de fatores como tipo de inteligência, traços de personalidade e experiências de vida.

O perfeccionismo adaptável, caracterizado pela busca por excelência sem autocrítica excessiva, é promovido pela liberdade para explorar e aprender. No entanto, crianças superdotadas que são pressionadas com excesso de expectativas e comparações podem desenvolver o perfeccionismo desadaptativo, manifestado pela preocupação excessiva com erros e críticas, dificuldade em aceitar feedback negativo e ansiedade.

Estudos demonstram que a pressão parental, também a pressão acadêmica e a comparação com outros são fatores de risco para o perfeccionismo desadaptável em crianças e adolescentes com alto QI. Por outro lado, a autonomia e a liberdade para explorar e aprender estão associadas ao perfeccionismo adaptável.

O perfeccionismo pode estar associado à insegurança, especialmente quando os perfeccionistas se comparam aos outros e se sentem pressionados a alcançar um alto padrão de desempenho. No entanto, é possível superar o perfeccionismo desadaptável através de terapia, autocompaixão, estabelecimento de metas realistas e autocuidado.

Por fim, se uma pessoa for perfeccionista e segura, ela provavelmente terá um alto nível de desempenho e estará disposta a correr riscos. Concentrar-se no progresso, aprender com os erros e cercar-se de pessoas positivas são algumas dicas para cultivar um perfeccionismo saudável e seguro.

Créditos – Foto: Divulgação / MF Press Global

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo