Notícias

Associação dos passistas de samba do Brasil empossa diretoria na regional amapá

A apresentação da Associação dos Passistas de Samba do Brasil “Ciro do Agogô”, regional Amapá – APASB/AP, aconteceu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAC/AP), localizado na Avenida Henrique Galúcio, Centro, e, contou com a presença da sociedade civil, entidades ligadas ao carnaval, bem como autoridades dos mais diversos setores, como turismo, cultura e aprendizagem.

A APASB-AP, nasceu no dia 26 de janeiro, através de uma reunião oportunizada pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (LIESAP) para os passistas de samba das agremiações carnavalescas do Estado, que contou com a presença de dois grandes nomes do carnaval brasileiro, o renomado carnavalesco Milton Cunha e Dhu Costa Fundador Presidente da Associação dos Passistas de Samba do Brasil “Ciro do Agogô”.

No encontro, passistas de samba de 5 das 10 escolas existentes no Amapá: Boêmios do Laguinho, Piratas da Batucada, Unidos do Buritizal, Maracatu da Favela e Piratas Estilizados, participaram da fundação da Associação dos Passistas de Samba do Amapá – APASB/AP. Todos os presentes, integram desde então, o grupo de fundadores da associação, criado para preservar, difundir e fortalecer a arte dança dos passistas de samba da região, participando ativamente das programações realizadas em todo País.

A APASB/AP conta com um conselho deliberativo que já elegeu como Presidente o funcionário público Marcos Antônio Junior – “Marcos Moreno” (Piratas Estilizados), passista e formador de passistas há mais de 40 anos, e como Vice-Presidente a empresária Vitória Coutinho Lima – “Vitória Coutinho” (Piratas da Batucada), que já possui mais de 10 anos de experiencia, tendo iniciado como passista, e, atualmente, dirige a ala de passistas da escola que representa. Para ambos, a união dos representantes das entidades carnavalescas que integram a APASB-AP fará e trará uma revolução para os artistas da dança de samba, que poderão participar ativamente de intercâmbios para outros Estados e Países e, om isso, perpetuar o riscado para as futuras gerações.

 Além da presidência, toda diretoria executiva, responsável pelo quadriênio 2023/2027 também foi escolhida.

O conselho deliberativo aclamou Armystrong Souza como Diretor de Projetos e Financeiro e Luciane Alves como Diretora de Comunicação (ambos de Piratas Estilizados). Por votação de todos os fundadores, a diretoria segue da seguinte maneira: Cleudilene Cantanhede  “Morena” (Maracatu da Favela) fica como Suplente de Comunicação, Girlene Barros (Unidos do Buritizal) como Secretária Executiva, Hérico Moisés (Boêmios do  Laguinho) responde pela Direção de Cultura, tendo Cristina Ramos (Boêmios do Laguinho) como suplente, Thaynan Ramos (Piratas da Batucada) é a Conselheira Fiscal  e Nilton Cézar Melo Morais – “Biro-Biro” (Piratas da Batucada) como Conselheiro, juntamente com Milton Cunha e Dhu Costa. Todos tomaram posse no evento de apresentação.

Para o Presidente da Fundação Municipal de Cultura (FUNCULT) Olavo Almeida, que esteve representando o Prefeito de Macapá Antônio Furlan, toda sociedade ganha com a associação: “Estamos muito alegres em presenciar um momento tão histórico para o carnaval e para nosso Estado. Precisamos de entidades dispostas à trabalhar para que se combata o preconceito e  a marginalização dos passistas de samba. No que depender da Fumcult e Prefeitura de Macapá, nós estaremos juntos.” Finalizou.

A dra. Piedade Videira, que já foi passista e que há anos vem à frente da bateria da Escola Piratas da Batucada, por sua vez, parabenizou a diretoria e destacou a importância em se possuir um sindicato para a evolução e respeito, bem como, para a propagação da arte do samba nas mais diversas esferas.

Após a posse da diretoria, o grupo de passistas mirins da Universidade do Samba Boêmios do Laguinho, acompanhado por Mestre Rodrigo e ritmistas da Embaixada do Samba, encerraram a programação com um espetáculo de muito samba, no pé e nos instrumentos musicais.

O samba dos passistas do Amapá, conta agora, com uma associação que atuará para proteger toda a história cultural de sua representatividade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo