Notícias

WhatsApp restringe encaminhamento de mensagens para até 5 conversas por vez

WhatsApp permite encaminhar mensagens para até 5 chats por vez no Brasil; limite era de até 20 contatos ou grupos

Para conferir se a limitação vale para você, é simples: selecione qualquer mensagem no WhatsApp, toque no botão Encaminhar e selecione 5 conversas na lista. Então, toque em mais um contato. O aplicativo exibirá a seguinte mensagem: “você só pode compartilhar com até mais 5 conversas”.

 

Alguns usuários no Brasil já encontravam essa limitação desde dezembro, quando o WABetaInfo informou que o encaminhamento seria restrito a até 5 conversas “em todos os países”. Outros ainda estavam sujeitos ao limite anterior de até 20 contatos ou grupos.

 

 

O WhatsApp decidiu limitar o encaminhamento, especialmente na Índia, para conter a disseminação de fake news. 46 pessoas morreram no país após serem linchadas, acusadas falsamente de sequestrar crianças.

 

WhatsApp permite disparar mensagens via transmissão

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sugeriu que o WhatsApp adotasse o limite de 5 conversas no Brasil para conter notícias falsas durante as eleições. Isso fazia parte de uma proposta elaborada pela SaferNet, que também envolvia eliminar o botão de encaminhamento ao lado de mensagens de áudio e vídeo. O aplicativo disse que não adotaria essas mudanças antes do segundo turno por questões técnicas.

 

O WhatsApp acabou implementando o limite de 5 conversas no Brasil. No entanto, ainda é possível disparar a mesma mensagem para até 250 contatos: basta usar o recurso de Listas de Transmissão.

 

“As Listas de Transmissão são listas de destinatários pré-determinadas para que você possa enviar transmissões repetidamente, sem precisar selecionar os contatos novamente toda vez que quiser lhes enviar algo”, explica o FAQ. Há uma limitação aqui: sua mensagem de transmissão chegará apenas aos contatos que possuem seu contato adicionado no telefone.

 

Fonte: Tecnoblog

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo